Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Empresa apresenta seis benefícios do uso de IoT no setor automotivo

O futuro da indústria automotiva está cada vez mais atrelado à intensificação do uso de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), com novas pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços para o setor.  De acordo com uma pesquisa feita pela Infosys (NYSE: INFY), uma das líderes globais em consultoria e serviços digitais de última geração, o investimento no uso de IoT global no mercado automotivo deve passar de  US$ 47,4 bilhões em 2020 para US$ 227,7 bilhões até 2027, uma taxa anual de crescimento de cerca de 25%.

Rodrigo Mello, Head de Application Development and Maintenance da Infosys, explica que a IoT deve trazer mais segurança e conveniência no transporte de passageiros e cargas. 

“A infraestrutura 5G vai possibilitar uma infinidade de novos recursos. Os veículos ficarão mais interativos e será permitida, por exemplo, a comunicação com outros automóveis. As cidades também estarão mais inteligentes e será possível emitir alertas de tráfego e incidentes em tempo real, ajudando a responder a situações críticas de maneira mais eficiente”,  comenta Mello.“ Para alcançarmos  esse nível de inovação, haverá mais integração e proximidade entre as empresas de TI e telecomunicações para o aprimoramento de serviços”. 

Abaixo, a Infosys apresenta as seis principais vantagens da implementação de recursos IoT no setor automotivo:

  • Sistema de manutenção preditiva: os automóveis podem ser equipados com uma infinidade de sensores, capazes de coletar informações integradas em bancos de dados locais ou na nuvem. Esses dados podem ser processados usando técnicas como algoritmos de machine learning para prever resultados com base no desempenho atual do componente.
  • Veículos autônomos: O motorista deixa o controle ativo para o recurso de piloto automático, que será capaz de controlar todos os aspectos da direção, como velocidade, mudança de faixa, controle de consumo de combustível e frenagem, sem intervenção humana.
  • Serviços de infoentretenimento:  inovações em chamadas viva-voz, assistência de voz e streaming de música são opções que podem  gerar receita a desenvolvedores e empresas, incluindo serviços baseados em localização e  acesso Wi-Fi. 
  • Carros conectados: os sensores integrados podem ajudar a conectar carros e suportar a interação veículo-veículo (V2V), com troca de informações relevantes como localização, rota, velocidade, entre outros dados, o que pode ajudar na prevenção de acidentes. 
  • Detecção de micro colisões e segurança veicular:  A maioria dos automóveis vêm sendo equipados com sensores e câmeras, e qualquer “micro-colisão” – incidentes de veículos em baixa velocidade que não ativam o airbag – serão registrados e compartilhados para análise posterior.
  • Benefícios ambientais: com uso de IoT nos veículos, será possível um melhor consumo de energia e combustível, o que por sua vez ajuda na redução de emissões e na otimização dos recursos energéticos.

+ mais lidas

Do “know your client” ao cuidados com os meios de pagamento: dicas para um black friday de sucesso

A grande novidade do iphone 16 não é o smartphone

Banco Central cria centro de excelência em dados e inteligência artificial

Do “know your client” ao cuidados com os meios de pagamento: dicas para um black friday de sucesso

A grande novidade do iphone 16 não é o smartphone

Banco Central cria centro de excelência em dados e inteligência artificial