Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Empresa de TI lista perfis e especializações que estarão em alta em 2023

Desde 2020, o volume de contratações na área de tecnologia vem aumentando significativamente. Segundo dados do Monitor de Empregos e Salários da Brasscom, que acompanha os movimentos do setor de tecnologia, naquele ano, foram 50 mil postos de trabalho criados. Em 2021, o número chegou a 198,6 mil — quase quatro vezes mais. Já de janeiro a junho de 2022, 76.340 profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foram contratados no Brasil, o equivalente a 12,7 mil contratações por mês. Se a tendência positiva se mantiver no fechamento do segundo semestre, a expectativa é de que o Brasil ultrapasse a marca de 2 milhões de profissionais na área em 2022.

Acompanhando esse cenário, a SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI, listou os 7 principais perfis e especializações que estarão em alta em 2023 para ajudar os profissionais de TI a se prepararem para o mercado de trabalho. 

Daves Souza, CEO da SysMap Solutions, ressalta que a prioridade desses profissionais deve ser buscar, acima de tudo, especializações e cursos para acompanharem a evolução e exigências do  mercado, que é cada vez mais dinâmico.

“A graduação é importante porque ela proporciona acesso à base. Mas, temos visto casos em que alguns cursos têm maior relevância do que a faculdade. Hoje existem bootcamps, cursos rápidos, direcionados à tecnologia, e que não exigem formação superior. Novas tecnologias, linguagens e frameworks surgem a todo momento e são rapidamente inseridas no mercado, por isso, o profissional que não está antenado com as novidades e não busca novos aprendizados, pode, rapidamente, ficar desatualizado”, ressalta.

Confira os perfis e especializações que estarão em alta em 2023

1- Visão 360: a busca é cada vez maior por profissionais com atuação full stack, responsáveis por atuar em todas as frentes de desenvolvimento de uma solução digital ‒ do back-end ao front-end. Para executar essas tarefas, eles precisam ter o domínio de tecnologias como HTML, Python, CSS, PHP, Javascript, React, Node.Js e outras. Algumas vezes, a atuação destes profissionais abrange também a atuação com servidores e banco de dados.

2- Aprendizado em segurança cibernética: dados de um relatório da LearnBonds revelam que 70% das grandes empresas aumentaram os gastos com cibersegurança para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e também se adequar à LGPD. Profissionais especialistas em proteção de dados e segurança da informação terão inúmeras oportunidades.

3- Especialistas em SEO: esses profissionais são responsáveis por otimizar sites com objetivo de aumentar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa e direcionar mais tráfego. A competitividade crescente entre as marcas vem aquecendo essa área em diversos segmentos, desde startups de tecnologia até agências de marketing.

4- Experiência em análise de dados: a demanda por esses profissionais está em alta e deve crescer ainda mais. São eles que ajudam as empresas a tomar decisões, melhorar produtos e serviços e fazer perguntas importantes que podem levar a novas descobertas. 

5- Especialista  em DevSecOps: esse profissional atua junto ao time de desenvolvimento, operações e segurança da informação, visando a criação de arquiteturas e sistemas estáveis, de alta performance e seguros, incluindo avaliações de segurança de software como um componente-chave em todos os estágios do ciclo de desenvolvimento.

6- Conhecimentos em design de interface do usuário (UX/UI): são os profissionais responsáveis pela aparência de um produto digital, criando aspectos visuais de um site ou aplicativo, além de garantir uma boa experiência para os clientes ou usuários da empresa. A procura por esses especialistas têm crescido, especialmente porque tem ocorrido a integração deles com os desenvolvedores web para garantir um produto final melhor.

7- Experiência em Salesforce: o mercado de tecnologia vive um pico em demanda de profissionais Salesforce. Há um grande volume de projetos utilizando essa que é a maior plataforma de CRM (Customer Relationship Management) do mundo e, por isso, perfis como desenvolvedores, arquitetos, administradores ou consultores especialistas nas soluções desse ecossistema, como Vlocity ou MuleSoft, encontram muito espaço para crescimento e aprendizado. A necessidade de profissionais Salesforce é tão grande que a projeção é que até 2024 se crie 4,2 milhões de posições voltadas para esse perfil, segundo o relatório de talentos da Salesforce de 2019. 

Características comportamentais

Além das especializações, algumas características comportamentais também têm sido observadas na hora de contratar os profissionais de TI. Especialmente após o início da pandemia de Covid 19, a maior parte dos profissionais de tecnologia precisou se adaptar a novos modelos de trabalho: seja o híbrido ou o remoto. Mesmo agora, com a retomada das atividades, várias empresas adotaram um esquema de trabalho diferente do que era antes. 

“Os perfis mais buscados serão os de profissionais com habilidades de colaboração, resiliência, autogestão e adaptabilidade, que conseguem desenvolver suas atividades independente do ambiente. É indispensável que cada um saiba organizar melhor seu tempo e controlar suas demandas, focando na qualidade das entregas e nos prazos acordados”, afirma Daves Souza. 

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka