Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

5 tendências de comunicação e marketing para alavancar os negócios

Dados da pesquisa CMO Survey 2022, realizada com 320 executivos de empresas de diferentes portes e segmentos, revelam que 11,7% do orçamento total delas são investidos em comunicação e marketing. Esse cenário demonstrado pelo estudo reforça a preocupação que essas companhias devem ter com o setor, que hoje representa o elo de relacionamento entre a marca e o seu público, sem contar a sua responsabilidade pela conquista e fidelização dos clientes.

Pensando nisso, especialistas de agências e corporações do segmento elencaram as cinco principais tendências que toda empresa deve investir para alavancar seus negócios. Com a aplicação dessas ações, as organizações têm a possibilidade de construir sua reputação no mercado de uma maneira sólida e se adequar ao atual avanço tecnológico representado por meio da Transformação Digital. 

  1. Gestão assertiva da marca de uma empresa

O Branding, termo utilizado para se referir à gestão da marca de uma empresa, produto ou serviço, passa desde o nome da companhia até a identidade visual e a experiência proporcionada pela marca, que a representam ou aos seus produtos e serviços. Por mais que este seja um conceito relativamente antigo dentro do setor, ele vem passando por transformações importantes no sentido de atrair uma conexão próxima entre o consumidor e a marca.

“Tão importante quanto oferecer um bom produto é saber como apresentá-lo. Para isso, uma marca precisa se fazer valer de uma narrativa sólida e cativante. Investir na área de branding é uma chance de encontrar oportunidades de mostrar ao público com um envolvimento profundo da marca e seus produtos, ampliando o marketshare em seus respectivos mercados de atuação”, explica Ísis Vasques, diretora executiva da Agência Ecco, especializada no assunto. 

  1. Incentivo de uma relação próxima entre marca e público 

Com um imenso potencial para alavancar resultados expressivos para as marcas, a área de Live Marketing tem como foco principal incentivar uma experiência viva entre as empresas, marcas e pessoas com ações voltadas para o incentivo de vendas, ativação de marca e realização de eventos com a utilização de tecnologia para aliar estratégias e executar as atividades neste segmento. 

“Quando uma marca investe em iniciativas de Live Marketing, que têm como objetivo engajar tanto o público-alvo quanto uma área de venda das empresas e canais varejistas, é possível promover experiências totalmente individualizadas, que são pensadas por uma equipe que tem como meta marcar a alma do público-alvo.  Esses projetos tentam garantir que as pessoas se sintam acolhidas em suas trajetórias, por isso demandam um mergulho estratégico em suas identidades”, diz Silvana Torres, fundadora e presidente da Mark Up, empresa referência no segmento de Live Marketing. 

  1. Trabalho bem estruturado em assessoria de imprensa

Até mesmo o PR passou por profundos processos de transformação nos últimos anos. Foi-se o tempo em que apenas a produção de pautas para a divulgação da marca na imprensa era o bastante para atender a exigência dos clientes. Atualmente, um trabalho estruturado em assessoria de imprensa passa pelo desenvolvimento de narrativas sólidas e de conteúdos de alta performance em plataformas como o LinkedIn, criando um ecossistema capaz de acelerar o crescimento do modelo de negócio das marcas. 

De acordo com Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo, a estruturação dessa narrativa se dá por meio de uma comunicação coesa, assertiva e constante, visando o fortalecimento da reputação da companhia e a aproximação desta com o seu público. “É importante que a empresa desenvolva, avance e solidifique o processo de comunicar a sua imagem”, afirma. “Quando esse procedimento é interrompido ou ocorre de maneira falha, a organização regride em muitos passos no fortalecimento do seu relacionamento com o cliente”, adiciona.

  1. Extensão do departamento de comunicação dos clientes

Diante desse cenário de expansionismo tecnológico, atuar com um olhar consultivo e estratégico, como uma extensão do departamento de marketing de seus clientes, é um grande trunfo para ofertar campanhas criativas e disruptivas, que possam fugir da mesmice, sendo capazes de gerar excelentes resultados. 

Para o diretor de operações da 270B Brasil, Maurício Fernandes, a integração entre agências e empresas que contratam esses serviços é essencial para a otimização dos resultados do negócio. “Quanto maior a integração entre agência e cliente na construção do planejamento estratégico, maiores serão os resultados”, ressalta o executivo da agência especializada em publicidade digital. 

  1. Comunicação global e integrada

Essa é uma definição simples e direta sobre o que é marketing 360º. Entender profundamente as premissas e desafios propostos é fundamental para elaborar soluções criativas, ágeis e inovadoras de forma colaborativa com as marcas. 

Na visão de Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade da DreamONE, agência de marketing integrado, propor canais e estratégias B2B e B2C abre um caminho fundamental para o crescimento e relevância em toda a cadeia, iniciando pela comunicação na distribuição e revenda até o impacto no consumidor final. “Contar com um posicionamento estratégico e criativo nas mídias é extremamente importante. Além disso, ações de marketing, voltadas para o digital, curadoria de conteúdo, relacionamento e performance, ajudam a fortalecer a relação da marca com o consumidor, principalmente se tudo isso ocorrer de uma forma planejada e integrada”, relata.

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