O trabalho remoto e a descentralização dos dados – acelerados durante a pandemia de covid-19 – ampliaram a importância da segurança da informação e a forma como as empresas garantem a proteção de dados sensíveis. A afirmação é de Abilio Branco, head de Negócios de Proteção de Dados da Thales no Brasil, feita na 4ª edição do Innovation Xperience Conference.
Branco explica que uma solução abrangente de segurança passa pela criptografia, essencial para ajudar a proteger os dados confidenciais onde quer que estejam – local, em rede, banco de dados, big data ou nuvem. “Isso evita prejuízos financeiros e de imagem que um incidente pode causar”, disse o executivo durante o evento organizado pelo Grupo iX e correalizado em 2022 com a SP Negócios, iniciativa que tem o apoio do Movimento Inovação Digital (MID) e FecomercioSP.
A Thales oferece soluções que implementam controles rígidos de acesso, técnicas de anonimização e pseudonimização e criptografia para servidores de dados e bancos de dados. Além de acelerar a conformidade com a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados), diz Branco, a solução mitiga
ataques ransomware.
Uma dessas ferramentas cria uma camada de proteção que segrega as funções e cria autorizações especificas de acesso ao usuário. “Com a criptografia e a gestão de dados dá para deixar as informações na nuvem, já que apenas pessoas autorizadas terão acesso a determinados dados”, diz.
Veja na íntegra o conteúdo no nosso podcast ou no Youtube: