O mercado de Cash Management encontra-se em constante modificação. Atualmente, é fundamental que as companhias trabalhem com meios de pagamento e recebimento online. Isso já é uma realidade no Brasil em se tratando de débito automático, soluções de cash, cobrança bancária, Pix, soluções on demand e real time, por exemplo.
No entanto, ainda há desafios a serem superados, tanto do ponto de vista do sistema financeiro, como dos empreendedores. “É importante a consolidação de parcerias para a instalação de sistemas robustos e para a diversificação de mercados”, afirmou Fernando Dantas Cortez, superintendente de Cash Management do Banco do Brasil.
O executivo falou sobre os desafios do Cash Management durante palestra no Innovation Xperience Conference 2022, evento organizado pelo Grupo IX e correalizado pela SP Negócios, e que conta com o apoio da FecomercioSP e Movimento Inovação Digital (MID).
Conveniência
De acordo com Cortez, quando se fala de processos em cloud, IOT, machine learning e Inteligência Artificial, entre outros, o que está por trás é a conveniência. “O usuário, ou consumidor, deve ganhar tempo. Essa é a forma como o ecossistema do mercado financeiro (bancos, sistemas de gestão RPs, software houses, etc) formata os produtos de cash”, explicou.
Os produtos devem ser pensados para fazer com que a experiência digital aconteça com o mínimo de atrito possível. “Os empreendedores precisam refletir a respeito dos seus negócios para verificar possíveis ajustes, visando avançar em resultados que sejam factíveis”, disse.
Em termos financeiros, quanto menos sofrido for o processo de pagamento, mais eficiente e conveniente. Para Cortez, as interações, conforme elas forem acontecendo, geram um aprendizado para as empresas em termos de atendimento. “A companhia deve ter a capacidade de abordar o seu cliente onde ele estiver”.
Por fim, o maior desafio do sistema financeiro, na opinião do executivo, é não poder falhar com o empreendedor no momento que ele está fazendo a abordagem omnichannel do cliente. “É necessário ter a capacidade de trabalhar dados de forma analítica. Isso atribui vantagem competitiva. Com todo esse processo, o negócio vai ser escalável”, concluiu.
VEJA A PALESTRA NA ÍNTEGRA NO NOSSO PODCAST E NO YOUTUBE: