Você já ouviu falar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas? Os ODS fazem parte da Agenda 2030, assinada por 193 países, incluindo o Brasil, e tem como objetivo o enfrentamento da fome e da pobreza no mundo. E o ano de 2030 é o prazo para que a humanidade alcance os compromissos assumidos. Por isso, o assunto não poderia deixar de fazer parte do 4º Innovation Xperience Conference, evento do Grupo iX e correalizado em 2022 com a SP Negócios. A iniciativa conta com o apoio do Movimento Inovação Digital e da FecomercioSP.
No palestra, Malu Molina apresentou a Virada ODS, iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo. A primeira edição ocorreu em 2022, de 8 a 10 de julho. “Desde 2018, a prefeitura de SP adotou objetivos de desenvolvimento sustentável como diretrizes de todas as políticas públicas do município. E, para isso, instituímos um programa municipal para implementar agenda para 2030 e criou-se uma comissão”, destacou Malu, head da Virada ODS, criada para ampliar a conscientização da população sobre o tema. “Estamos promovendo a transformação na sociedade de um padrão de desenvolvimento destrutivo para um padrão sustentável”, destacou a profissional.
“A Virada ODS gera informações e conexões, além de discutir tendências e negócios. As ODS são importantes para colocar São Paulo ainda mais em uma posição de cidade para investimentos”, ressaltou Michael Sotelo Cerqueira. Diretor de Investimentos e Novos Negócios da SP Negócios.
A Virada ODS 2022 reuniu 25 mil pessoas em todos os espaços do evento. Ao todo, foram 18 murais de grafite pintados em locais públicos sobre os ODS e R$ 20 mil em prêmios para a maratona de programação Hackathon, com quatro equipes vencedoras. A primeira edição teve atividades culturais e educativas, congresso internacional, rodada de negócios e as experiências interativas e sensoriais do Green Nation.
A palestra inaugural foi proferida pelo 8º secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, cuja gestão foi marcada pelo estabelecimento das ODS. “A Virada ODS é o maior evento do mundo para promover e destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em torno de 70% dos ODS vão se realizar nas cidades”, afirmou Malu. “Notamos que houve uma aceitação grande com o assunto. Ao questionar se a pessoa era a favor de acabar com a pobreza, ela dizia que sim. E nós dizíamos: temos uma ODS para você, não está sozinho neste desejo e temos uma agenda para você, que pode ser uma agente dessa mudança”, ressaltou a head da Virada ODS.
Virada ODS 2023
No ano que vem, o evento está previsto para ocorrer de 13 a junho de 2023 no centro da cidade na Praça das Artes e no Teatro Municipal. Durante a semana, acontecerão atividade nos 50 CEUS. A Virada ODS terá exposição, congresso e planeja-se mais um Hackathon, ainda maior.
“A migração climática será um dos temas. Falaremos desde já como se adaptar a essas mudanças”, contou a head. As ODS adicionais surgem novamente. A ODS 18 é sobre equidade racial e combate ao racismo estrutural. Já a ODS 19 aborda a acessibilidade e a não discriminação de pessoas com deficiência.
Os organizadores buscam parcerias para o evento em 2023, inclusive de empresas de tecnologia”, afirma.