Principal base tecnológica para as inovações da Indústria 4.0, a computação em nuvem (cloud computing) permitiu que muitos negócios continuassem em pleno funcionamento durante a pandemia, possibilitando o acesso remoto ao sistema da organização. Empresas dos mais diversos segmentos, como indústria, agronegócios, financeiro, além de bens e consumo, já contam com um modelo de negócio com base na nuvem para fornecer uma melhor experiência ao cliente e assim, se diferenciar no mercado.
“Vivemos em um mundo em contínua evolução, onde todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam se abrir para novas tecnologias, a fim de tornar o seu processo mais produtivo e eficiente. Por isso, a transformação digital tornou-se um meio de sobrevivência em um mercado tão disputado. E, nesta revolução, a computação em nuvem tem um papel fundamental, pois é o principal catalisador dessa transformação”, comenta Marcos de Andrade, CMO da Claranet.
Com a contratação de cloud computing, as empresas economizam em custos físicos e operacionais. “Além disso, toda a equipe ganha agilidade organizacional, produtividade e flexibilidade independente do segmento de atuação da empresa. A cloud aproveita e estimula todo o potencial de novas tecnologias, levando os processos internos, sejam relacionados a produtos ou serviços, a outro nível”, explica Andrade.
Existem muitos exemplos de cloud computing nas mais diferentes áreas. Alguns exemplos são: no setor industrial serve para automatizar a produção, economizar recursos na compra de insumos, realizar manutenção preventiva nos equipamentos e evitar interrupções inesperadas do fluxo de trabalho. Já no agronegócio, monitora a saúde da plantação e do rebanho, controla o maquinário de forma remota, analisa o solo à distância, controla o uso da água com mais exatidão, etc.
O CMO da Claranet também destaca que na indústria de bens e consumo, a computação em nuvem automatiza o controle de estoque, identifica tendências e desejos dos consumidores com agilidade, analisa o comportamento do cliente para oferecer ofertas mais personalizadas. “Já o mercado financeiro, no setor bancário, por exemplo, auxilia na aprovação de crédito mais ágil, e oferece suporte via chatbot”, explica Andrade.
Com isso, podemos ver diversas vantagens que o serviço de nuvem oferece para as empresas. Entre eles:
–Economia – Comprar e renovar licenças de software, construir e manter os próprios servidores, pagar por hardwares. Esses e outros custos de infraestrutura de TI deixam de fazer parte da realidade da empresa quando se opta por serviços de cloud computing. “Ao contar com a nuvem, a organização só paga pelo que e quando usa, permitindo que os recursos financeiros sejam direcionados para outras áreas.”, explica o CMO.
–Escalabilidade – Uma das grandes vantagens da cloud computing é a possibilidade de aumentar ou reduzir a capacidade do seu dispositivo conforme a demanda com apenas alguns cliques, o que resolve o problema de picos de acesso com facilidade. “Ou seja, sua empresa pode focar no plano de crescimento sem ter de se preocupar em orçar o aumento dos custos em infraestrutura de TI”, comenta Andrade.
–Agilidade – Ao optar por realizar a migração para a nuvem, os recursos de TI podem ser disponibilizados para usuários, independentemente do lugar em que estejam, de forma rápida e ágil. Ou seja, os processos internos da empresa se tornam muito mais dinâmicos e flexíveis, o que, como consequência, pode aumentar a produtividade.
–Armazenamento – Outra grande vantagem da computação em nuvem é o armazenamento quase ilimitado oferecido, fazendo com que a equipe de TI não precise se preocupar com esse fator.
–Backup e recuperação – Fazer backup e restaurar arquivos armazenados na nuvem é muito mais fácil em comparação a um dispositivo físico. Isso porque os servidores cloud possuem tecnologia de recuperação de dados, o que permite realizar essa ação a qualquer momento. “Quanto ao backup, muitos servidores oferecem o serviço de forma automatizada, o que economiza tempo”, afirma o CMO.
“O cloud computing trata de uma tecnologia que pode ser adaptada para atender diferentes segmentos e, quando aliada às inovações da indústria 4.0, é capaz de transformar a qualidade do operacional da empresa, como também do seu produto ou serviço”, finaliza Marcos de Andrade.