Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Swap lança plataforma de BaaS focada em resolver dores de empresas do segmento de despesas corporativas

Alimentação, hospedagem, combustível, pedágio, passagens aéreas e rodoviárias. Essas são só algumas das despesas corporativas que as empresas precisam gerenciar diariamente, sempre com muito cuidado para que tudo esteja em compliance e aconteça de forma ágil e sem fraudes. 

 

O mercado de despesas corporativas movimenta, todo ano, R$650 bilhões só no Brasil. Um valor tão grande quanto o trabalho que as empresas têm de organizar e controlar corretamente todas essas compras e reembolsos. E embora algumas soluções e tecnologias existam para facilitar a vida dos empresários e administradores, como os cartões corporativos, muitas vezes esses se limitam em oferecer um meio de pagamento, apenas.

 

Isso porque os bancos que fazem a emissão dos cartões e crédito para empresas, não oferecem a personalização das regras de uso, não fornecem os dados das transações e, principalmente, não entregam nenhum tipo de conciliação ou software de gestão destas despesas corporativas.

É nesse contexto, de um mercado mal-atendido por um legado de soluções bancárias, que diversas empresas de inovação têm surgido nos últimos anos. Essas empresas têm diversos desafios ao construir uma plataforma de gestão de despesas corporativas, que começam pelo software de gestão e evoluem para necessidade de verticalizar a forma de meio de pagamento na própria plataforma e dar crédito para seus clientes poderem girar o caixa e continuar crescendo.

 

Com tantos desafios, é natural que parte destes se tornem dores de mercado, seja por falta de parceiros para construção das soluções, seja pela demora do mercado e da regulação em acompanhar as evoluções da tecnologia.

 

Para solucionar estas dores do mercado e acompanhar as empresas que estão desafiando e mudando paradigmas, a Swap lança a Corpway, uma frente de negócios completa focada em entregar soluções financeiras e tecnológicas white-label para empresas que querem oferecer uma experiência simples e precisa aos seus clientes para gestão de despesas e gastos corporativos.

 

Para que isso seja possível, a Corpway oferece uma série de benefícios como: cartões de crédito pré-pagos como centralizadores de gastos, acesso a dados para conciliação de despesas, dados transacionais detalhados para a automatização de reembolso, além de flexibilidade na gestão e controle de programas como saldos, limites, antifraude, entre outras funcionalidades.

 

602344be8a1c9980ed322cc0 icon openbanking@2xUma solução construída a partir de casos reais

A Corpway foi construída pela Swap a partir de dores dos próprios clientes desta indústria. No estudo de mercado, a Swap percebeu três diferentes demandas: aquelas relacionadas às viagens corporativas, as focadas na gestão das despesas e aquelas direcionadas a oferecer cartões de crédito corporativos para esse fim.

 

A primeira dor identificada no mercado foi a necessidade de verticalização da gestão das despesas, já que os pagamentos aconteciam por grandes bancos que não repassavam todas as informações das transações.

 

“Por um lado as empresas já possuíam ótimas tecnologias e softwares para administrar essas despesas, por outro, elas não recebiam dos bancos os dados necessários para fazer a conciliação detalhada. Foi quando percebemos a oportunidade de desenvolver uma solução de meio de pagamento para verticalizar essa gestão”, explica Marcelo Schucman, diretor de Novos Negócios da Swap.

 

Com o serviço financeiro embutido (o tão falado “Embedded Finance”), as empresas de despesas corporativas conseguem fazer a gestão de seus clientes de ponta a ponta, beneficiada pela tecnologia e automatização – que já existia em outras etapas da administração das despesas corporativas – e agora passa a ser aplicada de forma completa e passível de customização para o caso de cada cliente.

 

Com o processo de verticalização implantado, surgia então o desejo de controle das despesas. “O cliente final precisa saber como, quando e onde essa despesa está acontecendo. A tecnologia da Swap permite que isso aconteça fornecendo os dados para que o cliente possa fazer a gestão precisa, em complemento é possível personalizar regras de uso e realizar a flexibilização de limites por transações de acordo com as necessidades de cada cliente e cada usuário (colaborador)”, explica Schucman.

 

Com a verticalização e controle, as empresas têm ainda a possibilidade de promover uma nova linha de receita, uma vez que todas as transações na plataforma da Swap geram rentabilidade, que é repassada aos nossos clientes em um modelo de revenue share. 

 

“Nossa missão é possibilitar que essas empresas montem um arcabouço de soluções que melhor atenda o negócio delas. O diferencial da Swap é ser especializada nesse segmento. Todas as funcionalidades foram e são desenvolvidas a partir de casos reais, de necessidades específicas dos nossos clientes, para atender as dores desse mercado. Queremos pavimentar o caminho para os nossos clientes.”, completa o diretor.

 

A proposta da Swap com a Corpway é viabilizar às empresas que oferecem soluções de despesas corporativas o caminho de serviços financeiros para que elas desenvolvam uma solução completa aos clientes finais. 

 

Uma das soluções que essas empresas conseguem entregar por meio da tecnologia financeira da Swap é a possibilidade de ter vários produtos dentro de um único cartão Mastercard, com saldo para viagem, jantares com clientes, materiais de escritório e o que mais for necessário, aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos credenciados pela rede.

 

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Conheça  os principais benefícios da Corpway

 

Cliente no controle

Uma das vantagens oferecidas é que os cartões poderão ter regras de uso personalizadas ao nível usuário, ou seja, cada colaborador poderá ter cartões diferentes para usos diferentes, com definição de limites associados ao período da transação financeira – tanto para o valor quanto para a quantidade de transações -, além de regras para bloqueio de transações e criações de regras sob demanda, personalizadas para o negócio do cliente.

 

Contas personalizadas

Além disso, o cartão pré-pago poderá contar com vários budgets para que os gastos sejam classificados em diferentes categorias pré-estabelecidas como hospedagem, passagem, refeições etc. Assim, é possível controlar e filtrar os diferentes tipos de despesas e a empresa terá acesso detalhado a todos os dados das transações por meio de uma API de gestão das contas. 

 

Proteção sob medida

Corpway também conta com um sistema antifraude para atender as particularidades de cada área. O recurso da Swap permite que cada cliente defina regras de fraude para grupos específicos de usuários, o que possibilita  o aumento na taxa de aprovação das transações sem aumentar o risco da operação de seus clientes. 

 

Cartões para emergências

Com Corpway é possível criar um cartão virtual de uso único para resolver uma demanda específica ou emergencial de forma simples e rápida, como em casos em que, por exemplo, o colaborador perde um voo e precisa comprar uma nova passagem.

 

Cartões Inteligentes

O cliente final poderá realizar pagamentos por aproximação sem o uso do cartão, utilizando as  principais carteiras digitais – Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. As compras presenciais podem ser feitas utilizando celulares, relógios e outros gadgets equipados com a tecnologia NFC (Near Field Communication ou Campo de Comunicação Próximo em português) e, para as compras virtuais, o número do cartão é substituído por um número alternativo, chamado de token. Além de tornar o procedimento muito mais seguro, o usuário pode receber seu cartão virtual imediatamente e já sair usando. 

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Despesas corporativas,
um mercado que movimenta R$650 bilhões no Brasil

 

O setor de despesas corporativas conta com players já muito consolidados em mercados mais maduros, como nos EUA e na Europa, e vem ganhando muito espaço, em número de aportes e deals, no Brasil e na América Latina como um todo.

 

Esse mercado já recebeu investimentos, no mundo, de mais de 46 bilhões de dólares no último ano. Já o mercado latino-americano atraiu cerca de 8 bilhões de dólares em aportes no mesmo período. Para se ter uma ideia, apenas o mercado de Travel&Mobility (viagens e mobilidade) teve um aumento de investimentos de mais de 800% entre 2019 e 2020. 

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