Começou hoje (16) a 3ª edição da Innovation Xperience Conference, evento que tem como finalidade promover um debate sobre inovações, tecnologias e digitalização, realizado pelo Grupo Innovation Xperience e conta com o apoio oficial da Associação Brasileira Online to Offline e FercomercioSP. Durante os três dias de encontro, os participantes terão acesso gratuito a inúmeros painéis de debates e apresentações que totalizarão cerca de 100 palestrantes (entre autoridades, CEOs, líderes de mercado e especialistas) em mais de 20 horas de conteúdo.
“Em 2019, a Innovation Xperience Conference falou sobre a revolução das plataformas digitais e os seus impactos com o poder de um clique. No ano seguinte, foi debatida ressignificação da sociedade e das relações de consumo e negócios a partir da digitalização. Agora, é hora de destacar como as tecnologias podem ser fundamentais para impulsionar os negócios durante essa retomada econômica”, destaca Marcos Carvalho, diretor geral da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O).
“É hora de destacar como as tecnologias podem ser fundamentais para impulsionar os negócios durante essa retomada econômica”
Para Adriana Próspero, diretora de Estratégia da ABO2O, a iXC 2021 seguirá com o propósito de unir fornecedores de tecnologias com empresas usuárias para gerar mais valor para os negócios e impactar positivamente a vida de milhões de consumidores.
“Nós nos organizamos durante todo o ano para preparar um conteúdo qualificado neste evento, além de uma agenda repleta de iniciativas que será colocada em prática em 2022, que oferecerá ações com propósito”
Vitor Magnani, presidente da ABO2O e do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP, abriu o evento abordando um conceito que tende a se popularizar cada vez mais: a Innovation Experience, uma intersecção entre os pilares pessoas, tecnologia e negócios. “Às vezes você tem uma ótima tecnologia e uma mentalidade inovadora, mas não consegue transformar isso em negócio”.
Na opinião dele, muito mais importante que ter colaboradores que consigam usar a tecnologia é preciso que elas tenham as habilidades individuais necessárias de usar essas soluções nativas para gerar criatividade, colaboração, performance, entre outros benefícios.
“É preciso criar uma cultura na empresa de pessoas alinhadas ao propósito de sempre se transformar. O que deu certo no passado não é garantia que vai funcionar no futuro. Você vai precisar de uma cultura com valores que reflita essa capacidade de transformação. Algumas pessoas tendem a negá-la, mas é esse tipo de mentalidade que precisamos romper”.
“É preciso criar uma cultura na empresa de pessoas alinhadas ao propósito de sempre se transformar. O que deu certo no passado não é garantia que vai funcionar no futuro”
A tecnologia, segundo ele, se transforma cada vez mais rapidamente e a única certeza que podemos ter é a necessidade de estar mais próximo dessa jornada de digitalização. É importante que as empresas tragam tecnologias para dentro delas, senão ficarão para trás nos negócios. Segundo Vitor, são essas soluções que ajudarão as empresas a escalar e levar mais benefícios para os consumidores e clientes internos. “Inovação não cai do céu, só existe se a gente combinar diferentes conhecimentos”, disse Vitor.
“Inovação não cai do céu, só existe se a gente combinar diferentes conhecimentos”
Ao finalizar, Vitor destacou os inúmeros desafios encontrados no Brasil, como a falta de conectividade em algumas regiões do país, bem diferente dos grandes centros urbanos. Ele espera que, com a chegada do 5G, mais pessoas tenham acesso à internet e consigam gerar renda a partir dos seus dispositivos. “Até pouco tempo atrás, era o ponto físico que proporcionava isso. Agora o físico está conectado ao virtual”.
Assista à apresentação na íntegra abaixo.
Se preferir, escute o Podcast aqui.