Para fomentar os debates acerca da escalada tecnológica no mundo corporativo, a Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) criou o Comitê de Tecnologia, que será liderado por Guilherme Kato. O especialista é CTO do Dr. Consulta e possui vasta experiência no mercado de TI tendo atuado em grandes companhias como HP, Editora Abril, Wallmart, Sodexo e DASA. O objetivo do comitê é tratar dos desafios que estão por vir em decorrência da transformação digital e compartilhar experiências que possam ajudar as organizações a estruturarem uma agenda nacional de políticas públicas voltadas para a inclusão, digitalização e adoção de tecnologias a fim de tornar as empresas brasileiras mais competitivas frente ao cenário global.
“Acho que será uma troca interessante. Sempre que participo dos painéis da Associação aprendo muito, seja como painelista ou espectador”, comemorou Guilherme. O executivo disse que se sente honrado pela oportunidade e espera aprender e compartilhar sua experiência com o público a respeito dos desafios que já enfrentou ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira.
“Sempre que participo dos painéis da Associação aprendo muito, seja como painelista ou espectador. Acho que será uma troca interessante”
O que vem por aí
Guilherme Kato até já listou alguns dos principais temas que farão parte da agenda de debates do Comitê. “Quero fomentar iniciativas de Inteligência Artificial, acho que o Brasil faz muita coisa, mas ainda está um pouco atrás dos demais países, principalmente no que diz respeito à captura, gestão e aplicação de dados e de novas inteligências”. Segundo ele, há alguns benchmarks no país, mas ainda são poucos e há vários cases internacionais que podem ser discutidos por aqui.
A cibersegurança também será outro assunto frequente na agenda do novo Comitê. Na opinião de Guilherme, o tema ganhou uma relevância muito grande nos últimos anos dentro das corporações, principalmente com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Vamos debater como o brasileiro pode fazer para não perder a sua veia inovadora mesmo com a nova lei e tendo que ficar de olho no mundo de cibersegurança”.
“Vamos debater como o brasileiro pode fazer para não perder a sua veia inovadora mesmo com a nova lei e tendo que ficar de olho no mundo de cibersegurança”.
Com a enxurrada de dados e tecnologia que estão por vir em função do 5G, Guilherme espera abordar essa questão a partir dos desafios que as empresas tendem a enfrentar com a escassez de mão de obra qualificada. De acordo com o executivo, é uma grande oportunidade para formar mais engenheiros, técnicos e demais profissionais que trabalharão com essas próximas ondas tecnológicas.
Além destes temas, Guilherme espera debater ainda sobre os caminhos para a democratização de dados nas empresas, uso ético de dados e bias em algoritmos de Machine Learning, adoção de Blockchain em negócios e empresas tradicionais, os principais gaps do mercado brasileiro nos assuntos de IA, IOT, Dados e Digitalização, discussões sobre cases disruptivos e muito mais.
Bacharel em Ciências da Computação pela PUC e com MBA pelo Insper, Guilherme Kato começou sua carreira há cerca de 20 anos na HP como engenheiro de software. Com passagens pelo Grupo Abril, Wallmart, DASA e Sodexo, o executivo é CTO do Dr. Consulta atualmente.
No vídeo abaixo, Guillherme Kato comenta as expectativas de liderar o novo Comitê.