Do tradicional para o digital: Country Manager da RecargaPay compartilha suas experiências

Rc (1)Envolvido com a indústria do Turismo em parte da sua carreira, Renato Camargo entendeu cedo a importância de conectar pessoas e “amarrar todas as pontas”, como ele mesmo diz, para que seus projetos saíssem do papel, sempre ouvindo atentamente o que os clientes diziam. Mas foi ao migrar para o Varejo que o executivo teve um contato mais profundo com a tecnologia e o que a transformação digital poderia fazer com uma companhia.

 

Há três anos ocupando a vaga de CMO e Country Manager da RecargaPay, Renato Camargo compartilhou com o Portal INOVATIVOS um pouco sobre sua experiência profissional, as razões que o fez migrar para o mundo digital, os desafios e as habilidades necessárias para se destacar em um universo tão dinâmico. “Em um mercado em que a velocidade dá o tom das coisas, conhecer as pessoas e saber a quem recorrer pode te aproximar do sucesso no trabalho nessas empresas”. Confira o bate-papo na íntegra.

 

INOVATIVOS (IN) Fale brevemente sobre sua experiência profissional.

Durante a primeira parte da minha carreira estive envolvido com a indústria de turismo, sempre em posições de marketing. Aprendi ali a importância de conectar pessoas e amarrar pontas para que os projetos possam sair do papel, sempre ouvindo atentamente o que os clientes nos diziam. Depois passei por um tempo no Varejo, que foi quando entrei em contato mais profundamente com tecnologias e transformação digital de uma companhia. Há três anos venho ocupando a vaga de CMO e Country Manager na RecargaPay – uma empresa que admiro pela inovação, pelo desenvolvimento tecnológico que permite oferecermos o maior ecossistema de pagamentos móveis e serviços financeiros digitais do Brasil e pela diversidade.

 

RENATO CAMARGO (RC) Quais foram as principais razões que o levou para esse novo desafio?

DigitalO sistema financeiro no Brasil está passando, nos últimos dez anos, por grandes transformações – que são benéficas para a sociedade. Percebi que a razão de ser da RecargaPay, que é democratizar o acesso aos serviços financeiros digitais para os milhões de brasileiros, conversava com a minha visão de impacto no mercado de trabalho. Além disso, encontrei um time extremamente talentoso que me faz aprender todos os dias e um clima que incentiva inovação, responsabilidade e criatividade.

 

 

Encontrei um clima que incentiva a inovação, a responsabilidade e a criatividade

 

 

IN – Se pudesse destacar as principais diferenças entre esses “dois mundos”, quais seriam? E as semelhanças?

RC Uma das principais diferenças é a velocidade em que as coisas acontecem. O tempo entre a concepção de uma ideia e a sua implementação é menor nas empresas da nova economia. Também sinto diferença na estrutura de trabalho horizontal: na RecargaPay todos os colaboradores interagem entre si, desde o C-Level até estagiários e assistentes. Os grupos de trabalho contam com integrantes de diferentes departamentos, o que costuma promover uma reflexão positiva sobre tudo o que fazemos.

 

IN – Muito se fala que as empresas digitais têm um ambiente mais ágil, dinâmico. Quais são os principais desafios ao chegar num mercado com essas características?

Digital CrescimentoRC A agilidade é realmente parte da realidade nas empresas digitais. Isso cria um ambiente favorável à inovação, que, ao mesmo tempo em que é desafiador, inspira cuidado e responsabilidade. Entendo também que, conforme as empresas crescem, os projetos se tornam cada vez mais complexos e envolvem mais pessoas no processo de tomada de decisão. Em uma equipe enxuta, conseguimos tomar decisões que impactam o negócio de maneira mais veloz.

 

 

Em uma equipe enxuta, conseguimos tomar decisões que impactam o negócio de maneira mais veloz

 

 

IN – O que os profissionais precisam fazer para se destacar? Que habilidades você julga essenciais?

RC O desafio é desenvolver a iniciativa como uma habilidade pessoal. Muitas das empresas digitais, inseridas na nova economia, esperam que seus colaboradores possam identificar problemas ou oportunidades de melhoria e agir em cima disso. Saber conversar e construir pontes com pessoas também é essencial, pois em um mercado em que a velocidade dá o tom das coisas, conhecer as pessoas e saber a quem recorrer pode te aproximar do sucesso no trabalho nessas empresas.

 

IN – Espaço livre, algo a acrescentar?

RC Sim! Estamos contratando. Para os profissionais que se identificaram com um pouco do que falei, são mais de 40 vagas abertas para os escritórios no Brasil, Argentina e Miami, que podem ser verificadas pelo site: https://recargapay.com.br/carreiras.

+ mais lidas

Quais habilidades o gestor de CX precisa ter para não ser substituído por uma IA?

Green AI, a inteligência artificial ecologicamente correta

Governança cliente-cêntrica: uma estratégia corporativa essencial e necessária

Quais habilidades o gestor de CX precisa ter para não ser substituído por uma IA?

Green AI, a inteligência artificial ecologicamente correta

Governança cliente-cêntrica: uma estratégia corporativa essencial e necessária