Estima-se que o investimento total com publicidade digital chegará a US$ 520 bilhões até 2023, segundo estudo da Juniper Research. No entanto, os anunciantes perderão cerca de US$ 42 bilhões para atividades fraudulentas cometidas por meio de publicidade online, móvel e em aplicativos de acordo com a mesma pesquisa. O prejuízo pode chegar a US$ 100 bilhões até 2023, impulsionado por técnicas cada vez mais sofisticadas implementadas por fraudadores.
Em um momento tão desafiador como atual, devido à pandemia de Covid-19, muitas empresas reforçaram seu negócio online e investiram na aquisição de novos usuários. Porém, estima-se que aproximadamente 30% do budget seja perdido com fraude online e tráfego inválido. Ter uma visão clara dos números é fundamental para maximizar os resultados das campanhas. Por essa razão é tão importante atentar-se às tecnologias que previnem tais práticas maliciosas.
Por mais performance e resultado de negócios
“Nossa prioridade é educar o mercado sobre como ter resultados melhores com a validação de tráfego e a proteção contra fraude. Muitas empresas ainda não sabem o que seria o tráfego inválido ou, por acharem que ainda não há soluções para isso, aceitam que parte de seu budget acabe indo para fraude ou tráfego inválido”, explica Flávio Levi, novo Regional Director Latam da TrafficGuard.
Recém-chegado ao time, a missão de Levi é mostrar a essas organizações como se proteger de fraudes e evitar tráfego inválido para que não haja uma perda financeira em seus investimentos de mídia digital, melhorando assim a performance e a acuracidade de suas campanhas digitais. No “novo normal”, as ações online são fator-chave para o sucesso.
O tráfego inválido impacta os negócios de diversas formas. “Se 30% do seu investimento é gasto em tráfego inválido, você não tem como mensurar nenhum Return on Investment (ROI)”. Isso atrapalha a análise de dados de performance, ou seja, dificulta fazer otimizações de campanha e budget.
Dicas de como escolher a melhor solução
As soluções de verificação de publicidade e prevenção a fraudes não atuam sempre da mesma forma. Portanto, Levi dá algumas dicas de quais tecnologias devem ser consideradas para elaborar um plano de proteção contra fraudes em campanhas de marketing digital:
- Análise de dados multi-estágio: a maioria das soluções analisa o tráfego inválido (IVT) apenas em uma das etapas da jornada, como a impressão, o clique ou a atribuição. A solução mais efetiva é a que avalia múltiplos estágios de uma vez, corroborando os sinais entre os ciclos e tendo certeza que o tráfego fraudulento, quando escapar de um, seja pego no seguinte.
- Capacidade de bloqueio em real time: a habilidade de bloquear a fraude em tempo real antes e após o bid ou da atribuição são essenciais para reduzir as perdas e melhorar a performance da campanha. Quando bloqueamos a fraude em tempo real, os dados permanecem limpos e a otimização será mais rápida e efetiva. Isso não quer dizer que o bloqueio tenha que ser feito de forma agressiva, porque pode mais prejudicar do que ajudar no processo de otimização, gerando um número alto de falsos positivos e penalizando algumas fontes que geram bom tráfego.
- Relatórios acessíveis: tenha certeza que a solução escolhida tem a capacidade de gerar relatórios para todas as partes envolvidas (agências e redes) em todas as perspectivas. O grande benefício é que todos terão a mesma informação e nível de acuracidade para prover otimizações diversas.
- Machine Learning e Inteligência Artificial: procure sempre uma solução baseada no Aprendizado de Máquinas e com capacidades de IA para processar grandes e complexos volumes de dados, aprender e otimizar cada vez mais o processo, ficando mais eficiente com o tempo. Soluções baseadas apenas em regras vão ter problemas quando encontrarem cenários que não são familiares, afinal a fraude é mutável.
Especialista na prevenção e verificação de fraude em campanhas de marketing digital, a TrafficGuard trabalha para proteger os investimentos em mídia digital em diversos canais, tipos de campanha e formatos, tanto para mobile quanto para desktop. O foco é ajudar as marcas a prevenir o tráfego inválido em suas campanhas, melhorando suas métricas de performance e fazendo melhor uso da verba de marketing digital.
“Quanto mais o mercado adotar soluções proativas de prevenção a fraude, mais difícil será para a indústria cibercriminosa ter sucesso. Ou seja, você estará não só protegendo o seu investimento de marketing e otimizando seus dados de performance, mas ajudando a fortalecer e manter o ecossistema cada vez mais limpo de fraudes”, finaliza.