Tetraplégicos que podem dirigir automóveis por meio de controle mental, óculos com reconhecimento de imagem para ajudar portadores de Alzheimer, monitoramento por câmeras detectando pessoas com depressão, e muito mais. Os exemplos mencionados não foram retirados de nenhum filme de ficção científica, mas estão em testes avançados e sendo aperfeiçoados para, em breve, serem incorporados ao nosso cotidiano. É inegável que a tecnologia será ainda mais presente em nossas vidas e terá um impacto profundo em tudo que fizermos.
“O ser humano terá a Inteligência Artificial (IA) como sua aliada em diversas atividades”, prevê Alessandra Montini, diretora do LABDATA do núcleo da FIA Business School. O laboratório, que é um centro de excelência em tecnologias como Analytics, Big Data e Inteligência Artificial, atua nas áreas de ensino (presencial e in company), pesquisa e consultoria. Segundo a especialista, em dez anos (ou menos) a tecnologia será fundamental para o ser humano ter uma vida melhor. No mundo corporativo não será diferente.
“O ser humano terá a Inteligência Artificial (IA) como sua aliada em diversas atividades”
Mundo Hiperconectado
Estima-se que as redes móveis darão suporte para mais de oito bilhões de dispositivos mobile pessoais e quatro bilhões de conexões de Internet das Coisas (IoT) globalmente, em 2022. As conclusões são do relatório Cisco Mobile VNI, divulgado no início deste ano. Ou seja, teremos uma grande quantidade de equipamentos conectados e a IA será fundamental para a tomada de decisões em tempo real em todas as áreas.
O 5G chega para trazer ainda mais transformações em um mundo que está em constante evolução. Segundo a IHS Markit, a nova rede deve gerar um impacto positivo de aproximadamente US$ 12 trilhões na economia global em 2035. Já a KPMG prevê que cerca de US$ 4.3 trilhões serão gerados em serviços nos próximos seis anos em vários segmentos, oportunidade única de transformação e inovação.
Tecnologias do Futuro
Mas quais serão as principais tecnologias que moldarão o futuro e qual será o papel de cada uma delas em nossas vidas nos próximos dez anos?
* Big Data Analytics: será utilizada para capturar, armazenar e processar dados estruturados e não estruturados (imagem, texto, som) em tempo real. As decisões serão tomadas em tempo real, sem latência, com o apoio da rede 5G.
* Reconhecimento Facial/Voz/Íris – relevante para autenticação nas residências, automóveis e ambiente corporativo. Também proporcionará um grande avanço na área da Saúde.
* Inteligência Artificial – estará presente em todas as atividades e auxiliará o ser humano a ter uma vida melhor. Com o 5G, a IA estará na ponta dos dispositivos e fará o processamento no local sem a necessidade de enviar dados ao data center.
* Data Science – terá um papel decisivo nas organizações. Toda empresa precisará ser Data Driven, ou seja, tomar decisão baseada em dados. Os cientistas de dados farão a modelagem avançada e todo profissional precisará saber analisar dados.
* Segurança da Informação – será vital para as organizações. Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, esta área ganha mais relevância, assim como o respeito à privacidade dos dados dos usuários.
* Internet das Coisas – serão esses dispositivos responsáveis por capturar os dados dos sensores para serem analisados pela Inteligência Artificial.
* Realidade Virtual – fundamental para aumentar a experiência dos usuários como um todo e ainda ajudar as escolas no aprendizado, otimizando o processo educacional.
* Robôs – será vital para as atividades que colocam a vida das pessoas em risco. Além disso, terão um papel relevante na realização de tarefas repetitivas e servirá como um elo de comunicação entre a IA e o ser humano.