Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

iFood e o intraempreendedorismo que dá certo!

A colaboração entre as plataformas e seus parceiros é cada vez mais relevante para suas operações. Várias delas têm investido pesado em programas que favorecem e beneficiam seus colaboradores, elevando sua qualidade de vida, satisfação, segurança e rendimento do trabalho. A iFood iniciou este ano um desses programas e já registra bons resultados, como relata o CFO da empresa, Diego Barreto, nesta entrevista para o Instituto Startups.

- Dentro de uma agenda positiva para a atividade dos entregadores, que iniciativas o iFood vem tomando?

Os parceiros de entrega são um dos pilares fundamentais do nosso negócio. Recentemente, lançamos uma série de iniciativas como o seguro de acidentes pessoais, em parceria com a MetLife e a MDS. Em caso de acidente durante uma entrega, a apólice cobrirá desde despesas médicas e odontológicas até uma garantia financeira para a família, sem qualquer custo para os entregadores. Outra iniciativa de valorização deles é a parceria com o SESI-SP para o desenvolvimento de uma trilha de conhecimento exclusiva, impulsionando a capacitação e o empreendedorismo.

Ainda no final de setembro, lançamos o primeiro clube de benefícios do segmento, exclusivo para parceiros entregadores da plataforma. O clube se chama iFood Delivery de Vantagens, que oferece descontos em diversos serviços e produtos para os entregadores e familiares. Esse programa reúne uma gama de empresas parceiras de vários segmentos nas categorias veículo, família e casa. Há desde empresas de assistência de saúde, seguro para veículo, manutenção de motos e bikes, artigos eletrônicos e esportivos, até cursos em faculdades.

- Como esses programas surgiram?

Promover maneiras de melhorar a rotina dos entregadores e aumentar cada vez mais a profissionalização do serviço prestado faz com que eles e o iFood cresçam, além de estimular o empreendedorismo. Ou seja, todos ganham. Temos uma equipe de 20 pessoas dedicadas ao desenvolvimento de projetos e ações que melhoram o dia-a-dia dos parceiros de entrega. Esse time fez uma pesquisa com os entregadores e assim chegou a esse conjunto de iniciativas que estamos implantando.

- Isso faz parte de um projeto mais amplo?

IfoodTemos uma grande preocupação em manter o ecossistema saudável e gerar valor para todos os nossos parceiros. Assim como oferecemos soluções, serviços e produtos para os restaurantes e clientes, também olhamos para os entregadores e buscamos ações para melhorar suas rotinas e criar condições que os desenvolvam, empoderem e ofereçam melhor qualidade de vida. Olhando para o mercado global, não vemos um pacote de iniciativas como esse. Mas sabemos que sempre há oportunidades para se fazer mais, e por isso, seguimos com nossa equipe compreendendo as demandas e projetando soluções.

- Que benefícios tais iniciativas vêm alcançando?

Acreditamos que a educação é uma ferramenta de transformação. Contribuir para o empreendedorismo no Brasil é também outra frente na qual acreditamos. Por sermos uma empresa empreendedora e de tecnologia, entendemos que temos condições de usar estas características para apoiar todo o ecossistema e a sociedade de maneira geral. Assim, acreditamos estar contribuindo para gerar renda e para a recuperação do mercado de trabalho. Dados recentes indicam que o trabalho nos aplicativos serviu para impulsionar os índices de renda e emprego.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka