A busca por inovação e maior eficiência é o Santo Graal para organizações do ecossistema digital que desejam se destacar no mercado e superar concorrentes. Pensando nos desafios que as empresas enfrentam ao adotar uma cultura sustentável, disruptiva e contínua, com foco em tecnologia, a plataforma Inovativos realizou, em 11 de novembro, na sede da FGV-EAESP, em São Paulo, a primeira edição do Fórum Inovativos, reunindo mais de 230 lideranças de empresas que integram o ecossistema digital brasileiro.
Na abertura, Adriana Próspero, diretora de estratégias e cofundadora da Inovativos, deu as boas-vindas ao público e destacou os objetivos do evento.
“No decorrer do ano, nós realizamos alguns encontros com executivos, onde exploramos os nossos propósitos: Conteúdo, Relacionamento e Experiência! Nosso maior objetivo é proporcionar a oportunidade de se relacionarem, com olho no olho, conversarem e conseguirem desenvolver suas estratégias de negócios.”
Na sequência, Marcos Carvalho, diretor-geral e cofundador da Inovativos, agradeceu aos parceiros que viabilizaram o Fórum e ao público presente. Ele também explicou a motivação por trás do evento.
“Após dois anos de atuação, criamos um acervo de conhecimento muito relevante, baseado no estudo do cenário de Inovação no Brasil, que realizamos junto com a Accenture e a FGV, e vimos que precisávamos trabalhar esse conteúdo para que pudesse, de fato, gerar impacto e transformação nas empresas do ecossistema digital. Queremos, com o nosso trabalho, fomentar as melhores práticas de Inovação Digital e Tecnologia, a fim de gerar valor aos stakeholders.”
Encerrando a abertura, Eduardo Francisco, professor da FGV-EAESP, elogiou as empresas que participaram do estudo e reforçou a relevância da parceria entre a instituição e a Inovativos.
“A parceria com a Inovativos vem sendo conduzida desde o início deste ano, por um grupo de professores da FGV: Rodrigo Togneri, Gabriel Cogo e Aldy Fernandes. Este ano, estamos celebrando nosso septuagésimo aniversário, e a parceria com a Inovativos simboliza o começo da nossa jornada rumo aos próximos 70 anos da FGV. Por isso, é super importante receber um evento desse porte.”
Cultura da inovação
O primeiro painel do Fórum abordou como as novas culturas organizacionais estão sendo moldadas em torno das demandas tecnológicas e das expectativas do mercado. Luciana Lutaif, líder de talentos e organizações da Accenture, trouxe insights sobre o papel da cultura organizacional no fomento à inovação interna e destacou a importância do intraempreendedorismo.
“Vemos a cultura sendo a grande cola entre a estratégia e o trabalho que as pessoas realizam no dia a dia, e é o símbolo do que as empresas querem que as pessoas tenham em mente ao fazerem parte dos processos corporativos. Cada vez mais, de maneira intencional, não apenas a área de RH, mas todos os C-levels e os boards empresariais estão preocupados em trabalhar a cultura organizacional. E quando falamos sobre dar o próximo passo, obter resultados no negócio, ser o número 1 do segmento, nossas pesquisas mostram que 82% dos executivos entendem que têm dentro de casa a estrutura certa e as competências necessárias, mas muitas vezes não têm a cultura adequada para fazer o negócio alcançar sua meta.”
Luciana também destacou como tecnologias como IA e ChatGPT, já amplamente adotadas, demandam uma cultura criativa para serem plenamente aproveitadas.
“As empresas precisam fomentar uma cultura de criatividade forte para conseguirem aplicar essas novas ferramentas a fim de fazerem melhor o que já fazem, com mais eficiência, ou para fazerem coisas diferentes, que ainda não fazem, mas que podem ser a porta de entrada de novas oportunidades.”
Confira o conteúdo na íntegra no Spotify e no Youtube: