O futuro dos negócios está intrinsecamente ligado ao domínio das tecnologias emergentes, entre elas a inteligência artificial (IA) generativa, popularizada principalmente pelo ChatGPT. Ao incorporar a IA generativa, abre-se um vasto leque de possibilidades para as organizações, permitindo a geração de insights profundos e soluções criativas que transcendem as limitações das abordagens convencionais.
Com o objetivo de mostrar como a IA generativa promove um ambiente mais equitativo para todos os players envolvidos e catalisa um novo estágio de maturidade no desenvolvimento do mercado, a Inovativos acaba de lançar o E-book ‘Geração Inteligente nos Negócios – A IA generativa e o seu impacto nas empresas brasileiras’.
Trata-se de um guia confiável para explorar e aproveitar todo o potencial da IA generativa nas empresas e suas equipes, impulsionando o crescimento e a competitividade. De fato, estudos mostram que empresas que implementam IA generativa experimentam em média um aumento de 33% na produtividade, uma redução de 27% nos custos operacionais e uma melhoria de 42% na precisão das decisões estratégicas.
O E-book contou com o importante apoio dos seguintes mantenedores e apoiadores:
O E-book analisa casos de sucesso reais de empresas líderes em diversos setores que implementaram com sucesso a IA generativa, destacando estratégias práticas que levaram a um aumento médio de 28% na participação de mercado e uma redução de 22% no tempo de lançamento de novos produtos e serviços. Ao todo, a publicação traz 26 casos de empresas, 13 entidades setoriais e acadêmicas e mais de 40 lideranças do ecossistema digital.
Outro tópico de grande destaque no E-book é o cenário da IA generativa no customer experience (CX). Segundo uma pesquisa da Capgemini, 42% das organizações estão testando IA generativa na jornada do consumidor com o objetivo de torná-la mais personalizada, enquanto que 63% das empresas de varejo dizem que estão usando a tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente via chatbots. No entanto, apesar dos benefícios, também há inúmeros desafios da IA generativa no CX.
O futuro e o impacto da IA generativa no ambiente de negócios com foco no cliente ainda são uma incógnita, muito devido à capacidade da tecnologia de aprender e de se transformar continuamente. No entanto, a tendência no uso no mundo corporativo é de uma personalização em escala e a possibilidade de conversas mais naturais e intuitivas parecem ser um caminho sem volta.
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