Web3 além do hype

Considerada a terceira evolução da internet, a Web3 poderá tornar as transações bancárias e financeiras mais seguras e fluidas nos próximos anos

Considerada a terceira evolução da internet, a Web3, para a qual estamos transicionando, proporciona maior autonomia e privacidade para o usuário, transparência no manuseio de seus dados e mais controle sobre suas próprias informações.

Trata-se de uma internet descentralizada, que proporciona uma maior segurança de dados e que utiliza tecnologias como o blockchain, por exemplo. Outros movimentos importantes da Web3 são o surgimento de novas soluções de machine learning e o crescimento das experiências de realidade virtual.

Com o objetivo de debater o papel das novas tecnologias – especialmente a Web3 – para a próxima era dos pagamentos e do comércio, o último dia da Febraban Tech 2023 recebeu a diretora-executiva de Inovação da Visa, Roberta Isfer, que encerrou a programação do auditório Inovação & Novos Negócios com o painel “Web3 e metaverso além do hype”.

Impactos nas transações bancárias

De acordo com Roberta, a crescente digitalização e os avanços da Web3 impactarão as transações bancárias e o comércio como um todo nos próximos anos. Além disso, a identidade digital ajudará a aumentar a confiança no ecossistema financeiro e criará novas oportunidades para pagamentos mais seguros.

Da mesma forma, as transações financeiras podem se tornar mais seguras e fluidas, permitindo que as pessoas realizem pagamentos e outras operações sem precisar passar por intermediários centralizados, como bancos ou outras instituições financeiras.

“Hoje estamos falando de realidade aumentada e realidade virtual. Mas como tudo isso se integra ao usuário? Na Web2, temos que digitar usuário e senha para cada uma dessas plataformas. Na Web3, será um único usuário e senha pra tudo. Ainda não chegamos completamente lá, mas que tal a gente construir os pilares necessários para a sua implantação? Aqui começa o “além do hype”, concluiu Roberta, referindo-se ao tema do painel.

+ mais lidas

13% das empresas personalizam comunicação, diz estudo

Fórum Abcomm BH: conhecimento e networking para impulsionar seu negócio online

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial

13% das empresas personalizam comunicação, diz estudo

Fórum Abcomm BH: conhecimento e networking para impulsionar seu negócio online

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial