Quando o CX explica o sucesso do Pix

O Pix inovou a experiência do cliente (customer experience) e caiu no gosto dos brasileiros. Mas qual o segredo do sucesso do Pix? E como o customer experience (CX) ajuda a explicar a preferência pela modalidade? A resposta para essas questões pode estar no modelo dos seis pilares do Customer Experience, que oferece uma definição do tipo de resultado que uma experiência de sucesso deve entregar.

No último dia 15, as instituições bancárias encerraram oficialmente a realização de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) – um dos mais tradicionais meios de pagamento bancário – e TEC (Transferência Especial de Crédito), que são operações realizadas por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

Um dos motivos para o fim das operações, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é que o DOC já vinha sendo cada vez menos utilizado nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do Pix, em novembro de 2020, que inovou a experiência do cliente (customer experience) e definitivamente caiu no gosto dos brasileiros, se tornando o modelo de pagamento mais utilizado em 2023.

Mas qual o segredo do sucesso do Pix? E como o customer experience (CX) ajuda a explicar a preferência pela modalidade? A resposta para essas questões pode estar no modelo dos seis pilares do Customer Experience, que oferece uma definição do tipo de resultado que uma experiência de sucesso deve entregar:

Tempo e esforço – Uma experiência de sucesso deve minimizar o esforço do cliente por meio de processos rápidos e fluidos. Essa característica está presente no Pix, cujas transações são concluídas de forma simplificada e sem grandes esforços em poucos segundos.

Integridade – A robustez de mecanismos e medidas para garantir a segurança das transações – fundamental no CX – faz do Pix uma ferramenta que transmite confiabilidade aos usuários, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Resolução – Construir uma boa experiência para o cliente passa muitas vezes pela resolução de possíveis atritos ao longo de sua jornada. Nesse sentido, superando problemas existentes em outros modelos de pagamento, o Pix surpreende os usuários ao entregar uma resolução considerada mais eficiente em transações de valores.

Personalização – Uma das características de uma experiência bem sucedida é a personalização, ou seja, a atenção individualizada. A transação via Pix, pela sua versatilidade (independe de um ponto de atendimento bancário), fortalece a personalização da experiência do cliente e sua conexão emocional.

Expectativas – Ao se relacionar com uma empresa, os clientes geram expectativas a respeito de como as necessidades deles serão atendidas. E estas expectativas são, cada vez mais, influenciadas pelas melhores experiências que o cliente tem ao longo de sua trajetória como consumidor. O Pix, ao baixar o custo, aumenta a segurança e aprimora a experiência dos clientes, gerencia, alcança e muitas vezes até excede as expectativas do consumidor.

Empatia – No CX, a empatia é uma das chaves para estabelecer uma relação forte e alcançar um alto nível de compreensão do cliente, visando a criação de uma conexão profunda. E o fortalecimento da conexão entre as partes, em transações via Pix, gera relações de confiança e operações mais ágeis e recorrentes.

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