A inovação que melhorou a renegociação de dívida da Energisa

Quem nunca atrasou a conta de luz e precisou pagar alguns dias depois, ou parcelar a dívida? Porém, muitos consumidores enfrentam dificuldades, pois os parcelamentos oferecidos não se encaixam em seus orçamentos, já que as distribuidoras não têm flexibilidade para personalizar essas opções.

Para ajudar clientes com dificuldades de acesso ao crédito a quitar suas dívidas e reduzir cortes de fornecimento que impactam suas vidas, a fintech de utilities Voltz, parte do Grupo Energisa, criou em 2021 uma solução premiada, o case ZScore e Embedded Finance: Alternativas de Crédito com IA para Inclusão Financeira em Utilities, vencedor do Prêmio Inovativos 2023 na categoria Promoção da Saúde Financeira.

Mais de 80 mil famílias beneficiadas

Criada em parceria com a startup 4KST, especializada em Machine Learning e análise de dados, a solução da Voltz já beneficiou 80 mil famílias. “Já renegociamos mais de R$ 220 milhões, sendo R$ 10 milhões via cartão de crédito e R$ 70 milhões na fatura, entre dezembro de 2021 e 4 de dezembro de 2023”, lembra Daniel Orlean, co-CEO da Voltz.

Tiago Compagnoni, co-CEO da Voltz

Até 2023, a solução era direcionada a contas de pessoas físicas. “A partir de 2024, expandiremos para pessoas jurídicas”, destaca Tiago Compagnoni, co-CEO da Voltz. Além disso, o sistema estará disponível para clientes adimplentes que desejem parcelar uma conta na fatura para aliviar o mês, assim como já ocorre com o cartão de crédito. Esse produto não se restringe à Energiza e pode ser oferecido a outras distribuidoras de energia elétrica, como a Enel, e empresas de saneamento.

A solução é acessível através de todos os canais da Energisa: aplicativo, chatbot, agências físicas presentes em 862 cidades, e call center. “Essa diversificação nos canais permite oferecer opções de reparcelamento com taxas mais competitivas e personalizadas, reduzindo significativamente a inadimplência”, enfatiza Orlean. Ele acrescenta: “Além disso, evita que o cliente enfrente problemas futuros, como multas mais altas ou até mesmo o corte desse serviço essencial”.

Inicialmente, o produto foi lançado em grande parte das agências da Energisa, no chatbot e no aplicativo. Mais de 90% das solicitações dos clientes são feitas por meios digitais.

Daniel Orlean, co-CEO da Voltz

A evolução do acesso dos clientes foi gradual: começou com a cobrança via boleto, passou para a fatura e, por fim, para o cartão de crédito. “Anteriormente, o processo de renegociação demorava de duas a três horas. Agora, é feito de forma automatizada e instantânea”, destaca Orlean.

O score de crédito foi desenvolvido totalmente com base em Inteligência Artificial (IA) e no histórico dos clientes, permitindo o uso de um grande volume de dados. “Isso nos possibilita oferecer taxas melhores e uma precificação mais adequada do nosso produto.”, afirma Compagnoni. Esse score avalia o histórico financeiro do consumidor. “Além disso, a solução permite que a Voltz assuma a dívida do cliente, comprando-a da distribuidora”, conclui Orlean.