Vivo: ferramenta inédita informa motivos de indisponibilidade de fibra ótica

A falta de informações sobre a disponibilidade de serviços de fibra ótica deixava os clientes da Vivo sem entender os motivos pelos quais não podiam contratá-los, levando-os a se sentirem preteridos pela empresa e causando insatisfação e desconforto.

Em parceria com a Aquarela, empresa que oferece soluções de inteligência artificial e analytics, a Vivo desenvolveu a FibraSim, uma ferramenta única do país e que permite aos atendentes consultar a disponibilidade da cobertura do Vivo Fibra em residências e estabelecimentos comerciais, oferecendo informações detalhadas sobre os motivos da não disponibilidade do serviço em determinado endereço e atualizando o status da instalação em cada etapa do processo.

Em edifícios onde a instalação era realizada de forma proativa, ou seja, sem o conhecimento prévio de possíveis interessados, o índice de fechamento de pelo menos uma venda era de 20%. No entanto, ao utilizar as informações fornecidas pelo FibraSim, esse percentual aumentou para 61%.

Em termos financeiros, em dezembro de 2022, o uso da ferramenta gerou uma receita de R$ 8 milhões. A FibraSim também contribuiu para a priorização das instalações e reduziu significativamente o número de atendimentos realizados com dúvidas e reclamações.