Ultragaz: conexão entre solidariedade e eficiência na distribuição de gás

Com o desafio de atender às ONGs e aos beneficiários do programa do vale gás social com segurança e rastreabilidade, a Ultragaz estabeleceu uma estrutura para a venda de vale gás em lotes acima de 50 mil unidades, além de estruturar e viabilizar entregas em todas as regiões contratadas, inclusive aquelas onde a empresa não atua diretamente. Superando desafios logísticos, contou com parcerias com o Exército e o Corpo de Bombeiros para realizar entregas em regiões remotas e complexas, como no Pantanal, Oiapoque e Chuí.

O formato exclusivo para as ONGs, que garantiu à Ultragaz a posição de finalista no Prêmio Inovativos de 2023, influenciou os processos internos da empresa, enfrentando desafios como o alto volume de dados e sua gestão em tempo real, alinhados às práticas e ferramentas já utilizadas pela companhia. O projeto garantiu a entrega de recarga de botijão de gás para famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas pelas ONGs, criando canais em regiões não atendidas pelo aplicativo da Ultragaz e acelerando a digitalização da experiência de compra de gás. Participaram do projeto 8 ONGs, incluindo Movimento União BR, Gerando Falcões e Ação da Cidadania, atendendo 300 mil famílias com 6 recargas de botijão de gás durante 12 meses.

Cristina Tartaglia

“Ao se envolver nessa parceria com as ONGs, a Ultragaz explorou o formato digital da jornada de clientes de diferentes públicos, expandiu sua base de clientes e acelerou o desenvolvimento de novas estratégias de venda, gerando resultados nas esferas de inovação, social e financeira”, explica Cristina Aparecida Vasques Tartaglia, executiva responsável pelo desenvolvimento do projeto.