Tecnologia impulsiona experiência dos funcionários na Azul Linhas Aéreas

Um dos pilares da Azul Linhas Aéreas é a experiência do cliente e foi identificada a oportunidade de prover o mesmo nível de experiência também aos colaboradores, que não tinham acesso fácil e prático a soluções que visam auxiliar suas atividades, como visualização de holerites, informes de rendimentos, marcação de pontos, escala de voo, emissão de bilhetes de benefício de concessão de passagens, entre outros.

Para isso, a Azul implementou uma solução visando melhorar a experiência de seus tripulantes, paralelamente ao foco já estabelecido na experiência do cliente. O objetivo era proporcionar engajamento, mobilidade, facilidade e inclusão para sua equipe.

Desenvolvido em parceria com a Wefit (UX e Front-end), 5by5 (Integrações e Back-end) e Prime Control (QA), a solução consistiu no desenvolvimento de um aplicativo chamado “Minha Azul”, oferecendo recursos essenciais para o dia a dia dos tripulantes, como consulta de escalas de voos, holerite digital, marcação de ponto por geolocalização, solicitação de uniformes e programa de benefícios.

O processo de implementação envolveu uma fase inicial de descoberta, mapeando oportunidades e realizando pesquisas para priorização das ações. Um comitê de priorização foi estabelecido, com a participação dos diretores das principais áreas envolvidas, para alinhar a estratégia adotada. As demandas foram então executadas por meio de sprints quinzenais, resultando no lançamento do primeiro release do MVP após aproximadamente 5 meses.

Testes foram conduzidos com um público restrito antes do lançamento oficial para todos os tripulantes. Posteriormente, novos recursos foram adicionados gradualmente, seguindo uma estratégia de rollout, e cada atualização passou por um rigoroso controle de qualidade para garantir a melhor experiência possível.

Daniel Sonego da Silva

“Os resultados da solução foram significativos. O aplicativo recebeu reconhecimento e prêmios, incluindo o IT Forum 2023, indicação como finalista do Prêmio Inovativos 2023, e atualmente mantém uma avaliação de 4+ estrelas nas app stores. Além disso, é utilizado por 95% dos tripulantes da Azul, tornando-se a principal ferramenta de experiência digital do funcionário na Azul Linhas Aéreas”, comemora Daniel Sonego da Silva, iT General Manager da companhia.