No contexto desafiador do mercado farmacêutico, marcado por uma extensa variedade de SKUs, sigla em inglês para Unidade de Manutenção de Estoque, e condições comerciais específicas, a Profarma Distribuição se destaca como a segunda maior distribuidora de medicamentos no Brasil. O PEL (Pedido Eletrônico – e-commerce B2B) é o epicentro onde mais de 50 mil clientes efetuam seus pedidos de compra. O alto volume faz com que seja necessário uma, também, alta capacidade de processamento de dados.
Foi diante desse desafio que a Profarma implementou internamente uma solução inovadora para acelerar o processo de busca por dados e fornecendo de maneira precisa a condição comercial para cada cluster de clientes. Para não impactar o funcionamento dos sistemas da empresa, e não sobrecarregar a necessidade de processamento de dados, a solução implementada foi a de casheamento das informações comerciais por perfil de cliente por meio de consultas na PEL. “Dessa forma, foi possível acelerar o processo de busca do dado e materializar para o cliente de forma precisa a condição comercial do seu cluster”, explica o executivo responsável pelo projeto.
Dada a complexidade dos parâmetros envolvidos, a avaliação da assertividade nas representações específicas dos clusters tornou-se uma etapa importante. O desenho inicial da solução passou por uma intensa fase de testes, refinada ao longo do tempo até a empresa alcançar um produto com alta taxa de acerto em diversos cenários aplicados. “A constante evolução e aprimoramento foram fundamentais para garantir a eficácia da solução em contextos variados”, destaca o executivo.
Os resultados obtidos não se limitaram à organização das informações; eles transformaram a experiência de compra dos clientes. “Projetamos um aumento de 0,5% no faturamento da PEL, pois esse era um dos maiores atritos de experiência do cliente, evidenciado em entrevistas e no mapeamento de jornadas”, esclarece o executivo. “Estamos comprometidos em inovar continuamente para superar as expectativas do mercado e proporcionar uma experiência única aos nossos clientes”, finaliza o executivo responsável pelo projeto, destacando o compromisso da Profarma Distribuição com a excelência e a satisfação do cliente.