Solução de otimização da experiência do cliente no mercado farmacêutico da Profarma

No contexto desafiador do mercado farmacêutico, marcado por uma extensa variedade de SKUs, sigla em inglês para Unidade de Manutenção de Estoque, e condições comerciais específicas, a Profarma Distribuição se destaca como a segunda maior distribuidora de medicamentos no Brasil. O PEL (Pedido Eletrônico – e-commerce B2B) é o epicentro onde mais de 50 mil clientes efetuam seus pedidos de compra. O alto volume faz com que seja necessário uma, também, alta capacidade de processamento de dados.

Foi diante desse desafio que a Profarma implementou internamente uma solução inovadora para acelerar o processo de busca por dados e fornecendo de maneira precisa a condição comercial para cada cluster de clientes. Para não impactar o funcionamento dos sistemas da empresa, e não sobrecarregar a necessidade de processamento de dados, a solução implementada foi a de casheamento das informações comerciais por perfil de cliente por meio de consultas na PEL. “Dessa forma, foi possível acelerar o processo de busca do dado e materializar para o cliente de forma precisa a condição comercial do seu cluster”, explica o executivo responsável pelo projeto.

Dada a complexidade dos parâmetros envolvidos, a avaliação da assertividade nas representações específicas dos clusters tornou-se uma etapa importante. O desenho inicial da solução passou por uma intensa fase de testes, refinada ao longo do tempo até a empresa alcançar um produto com alta taxa de acerto em diversos cenários aplicados. “A constante evolução e aprimoramento foram fundamentais para garantir a eficácia da solução em contextos variados”, destaca o executivo.

Os resultados obtidos não se limitaram à organização das informações; eles transformaram a experiência de compra dos clientes. “Projetamos um aumento de 0,5% no faturamento da PEL, pois esse era um dos maiores atritos de experiência do cliente, evidenciado em entrevistas e no mapeamento de jornadas”, esclarece o executivo. “Estamos comprometidos em inovar continuamente para superar as expectativas do mercado e proporcionar uma experiência única aos nossos clientes”, finaliza o executivo responsável pelo projeto, destacando o compromisso da Profarma Distribuição com a excelência e a satisfação do cliente.