Sofia: a IA da MRV que aumentou a conversão de leads de 20% para 40%

Nos dias de hoje, adquirir um imóvel de médio a alto padrão vai além de garantir um lugar para morar. É essencial que ele também represente um investimento duradouro e atenda às necessidades atuais e futuras, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Por isso, quem busca um imóvel nesse segmento espera um atendimento que seja ágil, completo e sempre disponível, com as melhores opções do mercado.

Pensando nisso, a MRV&CO criou a assistente virtual SOFIA, baseada em Inteligência Artificial Generativa (GenAI). Disponível pelo WhatsApp, a SOFIA foi desenvolvida para atender os clientes da Sensia, marca premium da MRV&CO. O projeto rendeu à construtora o primeiro lugar no Prêmio Inovativos 2024, na categoria Atendimento Inteligente.

A SOFIA foi inspirada na MIA, assistente virtual da MRV&CO lançada em 2020, e faz parte da estratégia de atendimento estruturado da Sensia, que combina suporte humano e automatizado em todas as etapas do relacionamento com o cliente, desde o pré-venda até o pós-venda.

Resultados expressivos

De acordo com Natasha Resende, Tech Leader da MRV&CO, a SOFIA trouxe resultados impressionantes em pouco tempo. “Nos primeiros três meses de criação da SOFIA, subimos de 20% para 40% a taxa de conversão de leads e obtivemos a nota 79 na avaliação CSAT (Pontuação de Satisfação do Cliente, em português) feita pelos clientes”, destaca. A SOFIA também aumentou em 30% a taxa de conversão dos atendimentos para leads qualificados, e em seis meses já  atendeu mais de 16 mil clientes únicos.

Atualmente presente em oito estados brasileiros, a Sensia tem no WhatsApp um canal essencial para ampliar seu alcance. A assistente virtual também coleta e analisa feedbacks em tempo real, permitindo que a empresa implemente rapidamente melhorias na tecnologia e impulsione os indicadores de vendas e satisfação.

Natasha reforça o impacto positivo da SOFIA no atendimento ao cliente. “Antes da SOFIA, o atendimento era assíncrono, demandava apoio humano e tinha uma espera média de quatro horas. Agora, as respostas são em tempo real. Hoje, 52% das vendas da Sensia passam pela SOFIA, e, desses atendimentos, 92% são resolvidos sem necessidade de intervenção humana”, afirma.

Construção da solução

Para desenvolver a SOFIA, a MRV&CO escolheu o WhatsApp como principal plataforma devido à sua ampla aceitação no Brasil e contou com a parceria da Blueshift. Juntas, as equipes trabalharam na criação e implementação de uma solução robusta, com forte suporte intelectual.

Visão de futuro



Lucas Junqueira, gestor de Produtos Digitais e Inovação da MRV&CO, destaca o compromisso da companhia em continuar explorando novas tecnologias que agreguem valor ao negócio e às comunidades atendidas. “Estamos abertos a experimentar ideias e metodologias que antecipem tendências e construam soluções sustentáveis e inteligentes. Nosso objetivo é liderar transformações e contribuir para um futuro mais eficiente, consciente e conectado”, afirma.

O reconhecimento pelo Prêmio Inovativos reforça essa visão. “Receber esse troféu pela segunda vez na categoria Experiência do Cliente é um grande valor, especialmente por envolver instituições renomadas e critérios rigorosos de avaliação. Essa conquista valida nosso direcionamento estratégico e nos motiva a continuar explorando novas possibilidades, sempre focados na inovação e no impacto positivo para nossos clientes e o mercado como um todo”, conclui Junqueira.