A constante falta de acesso a informações qualificadas sobre a saúde dos pacientes no setor público é um dos grandes desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse problema gera uma demanda reprimida por atendimentos pré-clínicos – a primeira análise da condição de saúde do paciente – e frequentemente direciona os pacientes ao lugar errado. Isso pode resultar em automedicação ou até no agravamento do quadro por falta de assistência adequada no momento certo.
Esse cenário compromete a eficiência do sistema público de saúde, prejudicando o tempo necessário para diagnóstico e início dos tratamentos adequados. Além disso, os impactos ultrapassam o setor de saúde, afetando a economia local devido à queda de produtividade de uma população que aguarda atendimento ou está em tratamento.
Triagem inteligente
Nesse contexto, a combinação da Inteligência Artificial (IA) com a telessaúde surge como uma solução para aliviar o alto volume de atendimentos pré-clínicos. Para entender a tecnologia usada pelo SUS, antes, precisamos voltar para o laboratório do desenvolvedor da solução: a TopMed Saúde Digital.
Após um intenso trabalho ao longo do último ano, em abril de 2024, a empresa lançou a Triagem Digital com IA, um recurso de teleatendimento pré-clínico disponível pelo aplicativo Saúde24h ou pelo WhatsApp.
A solução foi desenvolvida para acolher pacientes desde o início dos sintomas, antes da necessidade de consultas com médicos generalistas ou especialistas. Ela oferece orientações rápidas e assertivas para indicar o próximo passo mais adequado, avaliando os níveis de complexidade e urgência de cada caso. Para isso, combina técnicas avançadas de aprendizado de máquina (machine learning) com redes bayesianas, que fazem previsões e tomam decisões com base em dados, variáveis e probabilidades, analisando as informações inseridas pelos próprios usuários.
Como funciona
Após o primeiro contato com a solução e a inserção dos dados do paciente, a Triagem Digital com IA é capaz de:
- Fornecer orientações de autocuidado em tempo real para casos de baixa complexidade (sintomas leves, sem agravantes aparentes);
- Encaminhar o usuário para teleatendimento por videochamada com diferentes profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos generalistas ou especialistas, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos, de acordo com a especificidade do contratante (município);
- Direcionar o usuário para atendimento presencial na rede pública de saúde (SUS), considerando a complexidade do caso ou protocolos firmados com o contratante.
Quem utiliza
Para implementar a solução, a TopMed firmou contratos com o setor público de saúde, que já previam o uso de ferramentas inteligentes. Após analisar o perfil dos clientes públicos, a empresa estabeleceu uma estratégia começando por municípios de médio porte, expandindo para cidades pequenas e, posteriormente, grandes populações.
A ferramenta foi inicialmente aplicada em Pomerode (SC), com pouco mais de 34 mil habitantes, seguida por Ascurra (SC), com quase 8 mil, até alcançar Blumenau (SC), que conta com mais de 361 mil moradores.
De acordo com a TopMed, a adesão foi significativa logo após o lançamento. Em maio de 2024, apenas 14 triagens foram realizadas com IA. Contudo, em agosto, apenas três meses depois, esse número saltou para 4.293 triagens. A expectativa da empresa é ultrapassar 20 mil atendimentos até o final do ano.
O perfil da população que utilizou a autotriagem como primeira opção de acesso ao SUS foi o seguinte:
- 59,7% mulheres e 40,3% homens;
- A faixa etária mais representativa foi entre 20 e 29 anos, abrangendo 50% dos usuários.
Os principais sintomas que levaram à utilização da triagem foram:
- Dor de cabeça (27,1%)
- Diarreia (17,8%)
- Dor de garganta (15,2%)
- Febre (12,7%)
- Tosse (9,7%)
Quanto aos desfechos:
- 30,3% foram encaminhados para atendimento presencial;
- 69,7% resolveram suas questões via telemedicina.
Ainda segundo a companhia, além de uma visão mais clara da situação dos pacientes e dos casos relatados, a ferramenta também organizou as informações dos pacientes das unidades do SUS onde foi implantada, e com isso trouxe redução de filas, aumento de eficiência dos atendimentos e otimização de recursos. Das 4.293 triagens realizadas por meio da solução da TopMed, 1,7% deles foram direcionados para teleconsulta, 30,3% para atendimento presencial, e 8% receberam orientações de autocuidado.
Prêmio Inovativos
O reconhecimento do Prêmio Inovativos 2024 reforçou o valor da Triagem Digital com IA para a TopMed. Segundo a empresa, o prêmio colocou a ferramenta em destaque no mercado brasileiro de inovação, especialmente no segmento de saúde, consolidando a TopMed como referência em soluções digitais e inteligentes.