Saúde inteligente: como o SUS aprimorou a triagem de pacientes usando IA

A constante falta de acesso a informações qualificadas sobre a saúde dos pacientes no setor público é um dos grandes desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse problema gera uma demanda reprimida por atendimentos pré-clínicos – a primeira análise da condição de saúde do paciente – e frequentemente direciona os pacientes ao lugar errado. Isso pode resultar em automedicação ou até no agravamento do quadro por falta de assistência adequada no momento certo.

Esse cenário compromete a eficiência do sistema público de saúde, prejudicando o tempo necessário para diagnóstico e início dos tratamentos adequados. Além disso, os impactos ultrapassam o setor de saúde, afetando a economia local devido à queda de produtividade de uma população que aguarda atendimento ou está em tratamento.



Triagem inteligente

Nesse contexto, a combinação da Inteligência Artificial (IA) com a telessaúde surge como uma solução para aliviar o alto volume de atendimentos pré-clínicos. Para entender a tecnologia usada pelo SUS, antes, precisamos voltar para o laboratório do desenvolvedor da solução: a TopMed Saúde Digital.

Após um intenso trabalho ao longo do último ano, em abril de 2024, a empresa lançou a Triagem Digital com IA, um recurso de teleatendimento pré-clínico disponível pelo aplicativo Saúde24h ou pelo WhatsApp.

A solução foi desenvolvida para acolher pacientes desde o início dos sintomas, antes da necessidade de consultas com médicos generalistas ou especialistas. Ela oferece orientações rápidas e assertivas para indicar o próximo passo mais adequado, avaliando os níveis de complexidade e urgência de cada caso. Para isso, combina técnicas avançadas de aprendizado de máquina (machine learning) com redes bayesianas, que fazem previsões e tomam decisões com base em dados, variáveis e probabilidades, analisando as informações inseridas pelos próprios usuários.



Como funciona

Após o primeiro contato com a solução e a inserção dos dados do paciente, a Triagem Digital com IA é capaz de:

  • Fornecer orientações de autocuidado em tempo real para casos de baixa complexidade (sintomas leves, sem agravantes aparentes);
  • Encaminhar o usuário para teleatendimento por videochamada com diferentes profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos generalistas ou especialistas, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos, de acordo com a especificidade do contratante (município);
  • Direcionar o usuário para atendimento presencial na rede pública de saúde (SUS), considerando a complexidade do caso ou protocolos firmados com o contratante.



Quem utiliza

Para implementar a solução, a TopMed firmou contratos com o setor público de saúde, que já previam o uso de ferramentas inteligentes. Após analisar o perfil dos clientes públicos, a empresa estabeleceu uma estratégia começando por municípios de médio porte, expandindo para cidades pequenas e, posteriormente, grandes populações.

A ferramenta foi inicialmente aplicada em Pomerode (SC), com pouco mais de 34 mil habitantes, seguida por Ascurra (SC), com quase 8 mil, até alcançar Blumenau (SC), que conta com mais de 361 mil moradores.

De acordo com a TopMed, a adesão foi significativa logo após o lançamento. Em maio de 2024, apenas 14 triagens foram realizadas com IA. Contudo, em agosto, apenas três meses depois, esse número saltou para 4.293 triagens. A expectativa da empresa é ultrapassar 20 mil atendimentos até o final do ano.

O perfil da população que utilizou a autotriagem como primeira opção de acesso ao SUS foi o seguinte:

  • 59,7% mulheres e 40,3% homens;
  • A faixa etária mais representativa foi entre 20 e 29 anos, abrangendo 50% dos usuários.

Os principais sintomas que levaram à utilização da triagem foram:

  1. Dor de cabeça (27,1%)
  2. Diarreia (17,8%)
  3. Dor de garganta (15,2%)
  4. Febre (12,7%)
  5. Tosse (9,7%)

Quanto aos desfechos:

  • 30,3% foram encaminhados para atendimento presencial;
  • 69,7% resolveram suas questões via telemedicina.

Ainda segundo a companhia, além de uma visão mais clara da situação dos pacientes e dos casos relatados, a ferramenta também organizou as informações dos pacientes das unidades do SUS onde foi implantada, e com isso trouxe redução de filas, aumento de eficiência dos atendimentos e otimização de recursos. Das 4.293 triagens realizadas por meio da solução da TopMed, 1,7% deles foram direcionados para teleconsulta, 30,3% para atendimento presencial, e 8% receberam orientações de autocuidado. 



Prêmio Inovativos

O reconhecimento do Prêmio Inovativos 2024 reforçou o valor da Triagem Digital com IA para a TopMed. Segundo a empresa, o prêmio colocou a ferramenta em destaque no mercado brasileiro de inovação, especialmente no segmento de saúde, consolidando a TopMed como referência em soluções digitais e inteligentes.