O Sicoob Credicom enfrentava desafios significativos relacionados à sua cultura organizacional conservadora e à baixa maturidade em gestão por processo. Os processos existentes não estavam devidamente estruturados, eram desatualizados, executados manualmente e não estavam alinhados com os objetivos estratégicos da cooperativa.
Para superar esses obstáculos, a empresa, em parceria com a Lecom (especialista na gestão de processos), as lideranças da cooperativa optaram por implementar mudanças substanciais, com destaque para a criação do EPNO (Escritório de Processos e Normas). Esse órgão foi fundamental para conduzir um projeto abrangente de transformação digital, visando modernizar práticas, automatizar processos e melhorar as metodologias e ferramentas de gestão, garantindo à cooperativa a posição de finalista no Prêmio Inovativos de 2023. O objetivo era elevar a governança e a eficiência operacional, tornando a cooperativa mais ágil, competitiva e alinhada com suas metas estratégicas.
As melhorias alcançadas incluíram a implementação de uma metodologia de atuação do EPNO alinhada com as estratégias corporativas, a definição de uma arquitetura de processos alinhada aos objetivos da cooperativa, a revisão dos norteadores estratégicos e a reestruturação da equipe para melhor atender às novas diretrizes. Além disso, foi adotada uma ferramenta de automação de processos para padronizar as operações, aumentar a eficiência e reduzir erros.
Apesar dos avanços, o projeto enfrentou uma série de desafios, como comunicação ineficiente, falta de engajamento das áreas de negócio, falta de clareza nas solicitações e mudanças de escopo. Diante desses obstáculos, a equipe decidiu pausar as entregas para realizar entrevistas com as áreas de negócio, a fim de identificar e tratar os problemas de forma mais eficaz. Isso resultou em lições aprendidas importantes, levando a melhorias nas práticas de gerenciamento, desenvolvimento e comunicação.
Os resultados do projeto foram medidos através de indicadores como tempo de execução de atividades, custos e número de processos automatizados. Os benefícios foram tangíveis, com economias significativas em diversas áreas, além de melhor aproveitamento de recursos humanos. Por exemplo, houve economia de R$ 59 mil/ano e melhor aproveitamento de 1.848 horas/ano em atividades relacionadas à alteração de limite transacional.
Em suma, o projeto de transformação digital do Sicoob Credicom trouxe mudanças substanciais na forma como a cooperativa opera, resultando em maior eficiência, redução de custos e alinhamento com os objetivos estratégicos.

“A participação do Sicoob Credicom no Prêmio Inovativos, classificado como umas das três empresas mais bem colocadas em Transformação Digital, é um testemunho do esforço de nossa equipe e da busca da cooperativa por excelência, utilizando a transformação digital para impulsionar o crescimento, eficiência e aprimorar a experiência do cooperado”, comemora o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicom, João Augusto Oliveira Fernandes.
