O programa de transformação digital da CBA

Em um determinado momento, os movimentos para a transformação digital na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) estavam pulverizados, com algumas iniciativas ocorrendo de forma isolada. Isso acabou impactando na visibilidade organizacional das capturas de valor, lições aprendidas e escalabilidade das soluções.

Por isso, foi criado o DigitALL – Programa de Transformação Digital da CBA, gerido pelo Escritório de Inovação e Digital, estrutura dedicada para trazer agilidade na captura de valor e execução das ações para a transformação digital no negócio à serviço da estratégica da empresa. O programa conquistou o Prêmio Inovativos 2023 na categoria Transformação Digital e Programas de Inovação.

Maria Eugênia Meireles, CBA

“Atualmente, a organização conta com projetos digitais potenciais com benefícios anualizados acumulados em mais de R$ 280 milhões. A governança mantém-se ativamente em busca de novas oportunidades de exploração, proporcionando um impulso contínuo à organização”, conta Maria Eugênia (Magê) Meireles, gerente de Inovação e Digital da CBA.

Projetos já validados para implementação representam mais de R$ 130 milhões em benefícios anualizados, projetados para se materializar nos próximos anos. Neste ano, o programa entregou o primeiro projeto com captura potencial de R$ 3,44 milhões. Essa iniciativa aprimorará a identificação de impurezas e a rastreabilidade da sucata em uma das plantas da organização.

“Por meio de machine learning, o sistema terá capacidade de identificar com precisão as perdas de sucata, permitindo uma abordagem assertiva no tratamento dessas perdas e no gerenciamento do material com os fornecedores”, explica Magê.

Outro resultado é o impacto cultural do programa, com a capacitação de 100% dos seus profissionais e lideranças em relação aos fundamentos da transformação digital. “Foram mobilizadas mais de 1.300 pessoas para compartilhar experiências e dialogar sobre as aprendizagens. O movimento continua a todo vapor para mobilizar as pessoas a se capacitarem e a entregarem resultados digitais que impulsionam o negócio”, diz a gerente.

Através de parceria com a consultoria Accenture, a CBA estruturou a Governança dos projetos de transformação digital no DigitALL. “O objetivo era priorizar as ações com maior impacto para a CBA em times multidisciplinares, adotando metodologias ágeis para acelerar o aprendizado e a execução”, acrescenta Magê.

Implementação

O programa de transformação digital da CBA iniciou em 2022 e teve sólido apoio da alta liderança, impulsionando as explorações iniciais, a mobilização das equipes e a implementação de ações em gestão da mudança. “Devido à centralidade da cultura e das pessoas na estrutura organizacional, a adoção da solução foi consciente e motivada por um forte desejo organizacional de capacitar a transformação, gerando valor para o negócio”, ressaltou a gerente de Inovação e Digital.

O principal desafio foi aprender a integrar a agilidade no portfólio de implementação dos projetos. Isso visava obter flexibilidade diante dos diversos contextos, como períodos de retração ou retomada de investimentos no portfólio. “Este aspecto foi o principal ponto de superação, exigindo adaptação contínua para garantir eficácia frente às dinâmicas do mercado e organizacionais”, finaliza Magê.