Portonave: aplicativo com IA agiliza liberação de cargas

Quem trabalha como logística sabe que a liberação de cargas em trânsito aduaneiro sempre foi um grande desafio. E no Portonave, o primeiro terminal privado de contêineres do Brasil, não era diferente. Os processos eram morosos e burocráticos, e os motoristas dependiam de intermediários para obter informações sobre as cargas em movimento. Além disso, o terminal carecia de dados em tempo real sobre os caminhões agendados para integração com diversos órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Secretaria de Trânsito.

Foi então que surgiu a Portonave desenvolveu um aplicativo que trouxe uma série de benefícios aos motoristas, reduzindo a burocracia e digitalizando os processos anteriormente realizados presencialmente no porto. Uma das principais inovações foi a integração com a Receita Federal para a liberação remota de cargas. Além disso, o aplicativo conta com inteligência artificial, possibilitando que a equipe de planejamento do porto acompanhe em tempo real a localização dos caminhões e interaja com os motoristas, antecipando operações quando possível.

Como resultado dessas iniciativas, a presença física dos motoristas no terminal para procedimentos como cadastro, integração e intermediação de terceiros no processo de liberação de carga foi eliminada. Isso resultou em uma agilização de 70% nos tempos de liberação, além de um melhor planejamento operacional dos caminhões no porto e ganhos significativos em segurança e rastreabilidade das cargas.