Pagamento por aproximação no Metrô Rio: inovação para o contribuinte

O sistema de transporte urbano enfrenta constantes desafios, especialmente no que diz respeito aos métodos de pagamento. O MetrôRio, concessionária responsável pelas linhas 1, 2 e 4 do transporte sobre trilhos urbano da capital fluminense, ciente das dificuldades relacionadas à gestão de troco, segurança e agilidade nos pagamentos digitais, buscou junto à Visa uma solução capaz de aprimorar a experiência dos passageiros e modernizar seu sistema de cobrança.

Foi assim que surgiu a solução de pagamento por aproximação no MetrôRio. A iniciativa foi concebida em parceria com o Lab Garage da Visa, em São Paulo, um espaço onde os projetos de mobilidade urbana da Visa do Brasil – em áreas como pedágio, estacionamento e transporte público – são idealizados, desenvolvidos e customizados. Graças ao sucesso dessa iniciativa no Rio e em outras cidades do Brasil, o Lab Garage se tornou um hub de Inovação em Mobilidade Urbana para toda a América Latina e o Caribe.

“Vemos isso como uma iniciativa que quebrou paradigmas ao combinar a especificação do Visa Ready com uma tecnologia que permitia a implantação em campo sem a necessidade de substituição do sistema existente”, afirma Julio Ramos, diretor executivo para Mobilidade Urbana da Visa do Brasil. A parceria com a Visa foi crucial para o sucesso dessa empreitada e garantiu à tecnologia o primeiro lugar no Prêmio Inovativos 2023 na categoria Soluções de Pagamento.

Julio Ramos, Visa

O processo de implementação da solução foi planejado para ser rápido e simples. O MetrôRio tornou-se a primeira operadora no mundo a adotar a solução de pagamento por aproximação, demandando um investimento relativamente baixo, uma vez que não foi necessário substituir a infraestrutura de validadores existente. Essa abordagem proporcionou economia de tempo para os passageiros e maior fluidez no embarque, com a cobrança da tarifa debitada diretamente na fatura, sem custos adicionais ou taxas diárias.

“A implementação dos pagamentos por aproximação revolucionou a experiência dos passageiros no MetrôRio. Filas foram reduzidas, tempo foi economizado e o processo de entrada nas estações foi facilitado”, conta Ramos. Como resultado, a taxa de recorrência atingiu 97% no primeiro ano de operação, evidenciando a aceitação dos usuários frente às mudanças. O crescimento exponencial, aproximadamente 40% ao mês, e o uso médio diário de 1,75 vez por passageiro durante a semana destacam o sucesso da solução, que reforçou a segurança com as ferramentas Visa.”