Match IT e a sua jornada pelo fim do “Shadow IT”

Entre os desafios das empresas ao buscar digitalização estão a escassez de mão de obra qualificada, a complexidade de contratação de serviços terceirizados e o baixo know-how das áreas de Compras e Negócios. Além disso, a gestão de ideias e demandas de inovação digital é complicada e manual, gerando baixa visibilidade do portfólio e o efeito chamado “shadow IT”, ou seja, o uso de recurso de TI usado por funcionários ou usuários finais sem a aprovação ou supervisão do departamento de tecnologia da informação – o que pode resultar em custos extras à evolução digital.

Assim, a parceria da equipe de P&D do laboratório Recod.ai, da Unicamp, e equipe do CEIA (Centro de Excelência em Inteligência Artificial) da UFG, possibiltou a MatchIT desenvolver as plataformas de Inteligência Artificial (IA) Transform<IT> e Match<IT>.

“A Transform<IT> oferece um advisor virtual que conduz, por chats, as equipes de corporações pelas fases de ideação, proposta de solução, refinamento de requisitos e monitoramento de entregas. Tudo de forma automatizada e promovendo o conhecimento coletivo”, explica Rose Ramos, Fundadora e CEO da Match<IT>.

O resultado foi que, em 20 meses, a empresa possui cerca de 2400 empresas Tech Sellers e 550 empresas Tech Buyers cadastradas. Nesse período, foram mais de 800 oportunidades de matches, com demandas que representariam cerca de R$ 45 milhões. Os matches são gerados em tempo real e a acurácia é de aproximadamente 80%. Isso faz com que seja otimizado o fluxo de contratações, uma vez que os Tech Buyers têm acesso facilitado a milhares de fornecedores com análise comparativa e alinhamento a requisitos de compliance, habilitando melhores negociações.

Rose Ramos, CEO da Match<IT>

O case “Match<IT>: O advisor virtual com IA para tirar sua Transformação Digital do papel” foi um dos ganhadores da 2ª edição do Prêmio Inovativos (2023) na categoria Plataformas e Soluções para Inovação. “Nossas soluções têm como visão habilitar a aceleração da evolução digital da América Latina, e recebermos o reconhecimento do Prêmio Inovativos foi muito importante para reforçar a confiança de que estamos no caminho certo!”, afirma Rose.

Se um projeto depender de contratações externas, a Match<IT> faz a conexão das demandas com os melhores fornecedores em minutos. As plataformas foram desenvolvidas com os seguintes parceiros: equipe de P&D do laboratório Recod.ai, do Instituto de Computação da Unicamp; com investimentos FAPESP via PIPE Fase 1 e Fase 2; e equipe do CEIA (Centro de Excelência em Inteligência Artificial) da UFG, com investimentos Embrapii, além de mentorias do IPT (programa IA Factory).