Junto Seguros: transformando o setor com transformação digital e melhorias na experiência do usuário

O mercado global de seguros, que deve movimentar cerca de US$10 trilhões até 2030,  segundo dados da Bain & Company, está em plena transformação digital. No Brasil, a digitalização do setor tem sido impulsionada pelo aumento da demanda por agilidade e personalização nas interações com clientes e parceiros. Nesse contexto, plataformas mais rápidas e eficientes tornam-se essenciais para atender às crescentes expectativas de corretores e consumidores.

Diante desse cenário, a Junto Seguros identificou uma oportunidade de modernizar sua plataforma digital, colocando a experiência do usuário no centro de sua estratégia de inovação. Para isso, a empresa criou um ecossistema de integrações com o objetivo de melhorar a eficiência dos parceiros ao mesmo tempo em que aumenta a agilidade na emissão de apólices. 

Com esse projeto, a Junto Seguros ficou entre os finalistas do Prêmio Inovativos 2024, na categoria Atendimento Inteligente


Inovação

Segundo Karine Chaves, CTO da Junto Seguros, a inspiração para o caso veio da necessidade de melhorar a eficiência e a usabilidade da plataforma digital da empresa. 

Conforme Karine, a inovação foi concebida em 2023 como resposta às limitações do sistema e à necessidade de oferecer uma plataforma digital de última geração. O projeto começou com um detalhado estudo AS-IS e TO-BE, apoiado por uma consultoria especializada em design de experiências.

“Antes da inovação, o sistema operava com processos robustos, mas havia desafios claros, como o tempo de resposta, que em média era de 58,61 segundos por etapa, e a estabilidade poderia ser aprimorada para garantir uma experiência mais fluida”, explica a executiva que completa, “A transformação digital tornou-se imperativa para acompanhar a evolução do mercado e as expectativas dos corretores, permitindo ganhos significativos em desempenho, escalabilidade e satisfação dos usuários”.

Ainda de acordo com a CTO, a empresa construiu APIs focadas na otimização, automatização, escalabilidade, unificação dos processos e simplificação na jornada do corretor e seus tomadores para Seguro Garantia e Fiança Locatícia. 

“O que nos viabiliza nesta solução inovadora, é que possuí­mos uma sólida estrutura de gerenciamento de APIs (API Manager) que nos permite construir, controlar, monitorar e gerenciar qualquer API, interna ou externa, pública ou privada, de maneira segura, e que possa garantir que as necessidades do desenvolvedor, do negócio e aplicativos que usam a API sejam atendidas. Possuir um bom API Manager colabora com reaproveitamento de códigos, aumento de produtividade dos desenvolvedores, e evita o uso desordenado de APIs, no qual pode causar sérios problemas no contexto tecnológico de todos os envolvidos”, detalha Karine.

A implementação do ecossistema de integrações da Junto seguiu as seguintes etapas do processo:

  • Definição de uma arquitetura baseada em cloud-native;
  • Modernização de serviços com o uso de Event Brokers, API Manager e bancos NoSQL;
  • Testes de usabilidade com corretores para validar a experiência;
  • Lançamento de uma modalidade piloto em 2024, seguido de melhorias contínuas;
  • O projeto adotou metodologias ágeis para garantir entregas gradativas e feedback rápido, permitindo ajustes precisos em cada fase.


Resultados

Segundo Karine Chaves, os resultados com a implantação foram percebidos gradativamente. Após o lançamento da modalidade piloto, uma pesquisa de satisfação (CSAT) registrou 92% de aprovação, com nota média de 4,6/5. As melhorias na experiência do usuário motivaram a ampliação para novas modalidades e ajustes contínuos baseados no desempenho técnico e no feedback dos corretores.

Com a nova plataforma, a Junto Seguros conquistou uma redução de 78% no tempo de resposta (de 58,61 segundos para 12,36 segundos), APIs 60% mais rápidas e uma queda de 27% nos deadlocks.

Outros avanços incluem:

  • Fluxos 100% funcionais em dispositivos móveis;
  • Nota CSAT de 4,3, posicionando a empresa na zona de excelência;
  • Esses resultados têm impactado positivamente os corretores, oferecendo cotações mais ágeis, maior clareza no preenchimento de propostas e previsibilidade nos processos;
  • Visão de futuro e aprimoramento contínuo;
  • A Junto Seguros planeja migrar 100% dos fluxos para a nova plataforma até o 1º semestre de 2025. 

Entre os próximos passos da empresa em relação à inovação implementada estão, o desacoplamento completo do sistema legado, a modernização do back-line e o desenvolvimento de novas funcionalidades, como retomada express e melhorias no onboarding de usuários;


Parcerias estratégicas

De acordo com Karine, a Junto Seguros contou com a parceria de uma consultoria de design nacional, que desempenhou um papel crucial no sucesso do projeto. “A empresa foi responsável pela análise da experiência do usuário, realização de entrevistas, criação de personas e design de jornadas, além de testes de usabilidade. Essa colaboração garantiu que as soluções fossem centradas nas necessidades dos corretores e proporcionou uma visão estratégica para o desenvolvimento do projeto”, aponta a executiva.


Prêmio Inovativos

Para ela, o Prêmio Inovativos representa um marco importante para a Junto Seguros, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a transformação digital. “Esse reconhecimento valida os esforços contínuos da equipe e fortalece o posicionamento da empresa como referência em tecnologia e experiência no mercado de seguros. Mais do que uma conquista, o prêmio é uma motivação para continuar investindo em soluções ousadas que transformem a experiência dos corretores e clientes, garantindo um futuro ainda mais inovador e conectado”, finaliza.