A inteligência artificial da B3 a serviço da educação

Em um mercado onde informações sobre investimentos financeiros surgem das mais variadas fontes, algumas delas nem sempre confiáveis, a B3 identificou uma “dor” comum: a falta de interações personalizadas e isentas que possam guiar esses indivíduos em suas decisões financeiras.

O processo de educação financeira dos novos investidores é marcado por uma jornada errática e muitas vezes confusa. Com tantos interesses em jogo, seja de instituições financeiras ou influenciadores digitais, os investidores iniciantes frequentemente ficam perdidos entre diferentes conselhos e orientações. A B3 percebeu a necessidade de oferecer uma solução que pudesse fornecer educação financeira de forma confiável, ajudando esses indivíduos a entenderem melhor o que é mais adequado para suas vidas financeiras.

Além disso, a ascensão das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) trouxe consigo tanto entusiasmo quanto ceticismo. Enquanto essas tecnologias prometem revolucionar o acesso ao conhecimento, elas também podem ser afetadas por conflitos de interesse, dependendo das fontes que alimentam seus modelos. Este cenário aumentou ainda mais a demanda por uma alternativa confiável e personalizada.

A solução: chat de educação financeira

Em resposta a esses desafios, a B3 lançou duas soluções, sendo uma para o investidor iniciante e outra para os colaboradores da empresa.

Para os clientes, a empresa lançou o chat de Educação Financeira, uma ferramenta inovadora desenvolvida em parceria com a Microsoft. Utilizando dados curados pela própria B3 e integrados à metodologia RAG e à API da OpenAI via Azure, o chat foi criado para oferecer uma experiência de interação personalizada, focada exclusivamente em informações sobre o mercado e finanças pessoais. Diferente de outras ferramentas de IA, ele é restrito a conteúdos curados, garantindo que as respostas sejam precisas e isentas.

O processo de implementação do Chat envolveu uma cuidadosa curadoria de conteúdos, incluindo materiais autorais, cursos da B3 Educação e informações da CVM. Além disso, um comitê de especialistas monitora continuamente o conteúdo para garantir que a ferramenta esteja sempre atualizada e relevante, atendendo às necessidades dos usuários.

Já para os colaboradores da B3, a inovação veio na forma do B3GPT, uma plataforma interna de IA generativa que oferece um ambiente seguro para o uso de sete aplicações exclusivas. Criado em apenas um mês e meio, o B3GPT permitiu que os colaboradores utilizassem ferramentas de IA de forma segura, evitando riscos de vazamento de dados e garantindo que as informações permaneçam confidenciais.

Impacto social e maior produtividade

Desde seu lançamento, o Chat de Educação Financeira da B3 já recebeu mais de 5 mil interações, atingindo uma acurácia impressionante de 99% em suas respostas. O crescimento do uso da ferramenta foi exponencial, com um aumento de 360% no número de mensagens entre fevereiro e julho de 2024, demonstrando o valor que os investidores estão encontrando nessa nova forma de aprendizado financeiro.

Christianne Bariquelli, da B3

No ambiente interno, o B3GPT teve um impacto transformador na produtividade dos colaboradores. “A plataforma fomentou e democratizou o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa de forma segura, tanto para as informações inseridas quanto para as respostas obtidas, que são tratadas somente em ambiente interno. Os colaboradores da empresa já realizam mais de 88 mil interações mensais, auxiliando na gestão do tempo e no aumento da produtividade em atividades como geração de atas, criação e ajustes em códigos, resumo de documentos longos, aceleração do onboarding, perguntas diversas e análise de sentimento para entender e aprimorar as respostas aos clientes. No total, foram economizadas mais de 20 mil horas de trabalho por conta do uso das ferramentas internas.”, afirma Christianne Bariquelli, superintendente de Educação da B3.

A B3, ao apostar na inteligência artificial como ferramenta de educação e eficiência, não só atendeu às necessidades imediatas de seus usuários e colaboradores, mas também estabeleceu um novo padrão para o uso de tecnologia no mercado financeiro.