As pequenas e médias empresas muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar o Seguro Garantia devido à relutância das seguradoras em assumir riscos dessas empresas ou devido a regras de aceitação muito restritas. Isso leva essas organizações a buscar garantias mais caras ou que comprometam seus fluxos de caixa.
A resposta da Junto Seguros a esse desafio veio por meio de soluções avançadas de inteligência artificial. O projeto que ganhou o primeiro lugar no Prêmio Inovativos 2023 na categoria Seguros visa analisar características de risco específicas das PMEs, identificando aquelas com capacidade comprovada de execução de contratos, mesmo quando tradicionalmente consideradas de alto risco em termos de crédito.
O processo de implementação da tecnologia não foi isento de desafios. Antes mesmo de iniciar o projeto, a empresa conduziu um mapeamento extenso das oportunidades de inovação, envolvendo entrevistas com colaboradores e clientes. A utilização de técnicas como Design Thinking, Design Sprint e Canvas permitiu uma visão macro do projeto, facilitando a construção de um roadmap para sua execução.
A etapa seguinte envolveu a compreensão dos dados disponíveis para o treinamento dos modelos de inteligência artificial. O uso de metodologias ágeis, como Scrum, agilizou o processo de treinamento. O desafio cultural foi superado com comunicação aberta e assertiva com todas as partes impactadas, além de uma abordagem gradual na implementação e monitoramento constante. “Apesar de ser uma empresa com mais de 25 anos de atuação e sistemas legados, a Junto Seguros trabalhou em parceria com equipes de arquitetura, engenharia de software e DevSecOps para integrar efetivamente a solução de IA da maneira mais adequada para o objetivo final”, explica Karine Chaves Santos, CIO da Junto Seguros.
Os resultados do projeto não decepcionaram. Houve uma redução significativa nas negativas de crédito, com um aumento de mais de 95% nas análises de crédito realizadas automaticamente. O tempo médio para aprovação de limites e riscos foi reduzido para menos de 10 segundos, proporcionando uma experiência mais ágil aos clientes. O projeto não apenas melhorou a eficiência operacional, mas também teve impacto financeiro substancial. Houve um aumento de 19% no ticket médio de crédito aprovado, totalizando mais de R$ 55 bilhões em limite de crédito aprovado automaticamente pela solução de IA em 2023.
Em termos técnicos, indicadores como o KS, que mede a efetividade dos modelos de IA, mostram uma alta eficiência média de 0,43. Além disso, a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento da maturidade analítica da empresa, evidenciando a importância de investir em governança, infraestrutura de dados e uma cultura analítica sólida.
“O projeto não é apenas um marco para a Junto Seguros, mas também destaca o potencial transformador da inteligência artificial na indústria de seguros, abrindo portas para futuras inovações e iniciativas analíticas na empresa’, conclui a CIO.”