Com 2,8 mil tentativas de fraude identificadas por minuto no primeiro semestre de 2023, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países com mais fraudes digitais detectadas, de acordo com informações da Associação de Examinadores Certificados de Fraude (ACFE, na sigla em inglês). Diante de um cenário tão desafiador, as empresas nacionais e aquelas com negócios no país precisam estar sempre um passo à frente dos criminosos.
Pensando nisso, a Buser, empresa brasileira de compra de passagens de ônibus por aplicativo, implantou uma série de melhorias em seu processo de venda visando aumentar a segurança das transações financeiras, entre elas a autenticação 3DS, que engloba três níveis de autenticação: do comércio, da bandeira do cartão e do banco emissor. Com esse projeto, a empresa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Inovativos 2024, na categoria Turismo e Viagem.
O principal motivo que levou à busca por soluções mais avançadas de proteção contra fraudes foi a baixa taxa de aprovação de cartões de crédito pela empresa, conforme Evandro Magacho, especialista em Strategic Finance da Buser. “Esse indicador nos mostrou que estávamos perdendo muitas oportunidades de venda por conta de um controle ineficiente de fraudes”, explica Magacho, que acrescenta: “Mesmo que o chargeback estivesse sob controle, percebemos que havia espaço para melhorar nossos processos e aumentar nossa eficiência nesse aspecto.”
Para chegar ao projeto que levou a empresa ao primeiro lugar do Prêmio Inovativos, a Buser envolveu suas áreas de tecnologia e negócios em reuniões semanais, nas quais eram discutidas oportunidades de melhoria nos processos de pagamento e avaliadas as soluções tecnológicas viáveis, fossem elas desenvolvidas internamente ou adquiridas no mercado.
Conforme Magacho, a implementação das melhorias foi conduzida por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de negócios (time financeiro), desenvolvedores e especialistas em produtos. “Essa parceria interna foi essencial para garantir que as soluções atendessem tanto às necessidades técnicas quanto às demandas de negócios”, avalia.
De acordo com ele, cada melhoria de proteção implantada trouxe avanços consideráveis, com destaque para a adoção da tecnologia de autenticação 3DS, que gerou resultados positivos quase que imediatamente, aumentando significativamente a taxa de aprovação de transações.
Menos prejuízo: queda de R$ 10 milhões
Sobre os resultados alcançados, Magacho detalha que, desde o início do projeto, a Buser conseguiu evitar a perda de R$ 10 milhões em vendas que anteriormente seriam recusadas. “Além disso, a experiência do cliente melhorou, refletindo em um aumento na nossa taxa de aprovação”, completa.
Para o futuro, Evandro revela que a empresa deverá manter o foco em aprimorar continuamente o controle de fraudes e, para isso, a ideia é usar modelos estatísticos cada vez mais refinados, alimentados por um volume crescente de dados. “Queremos tornar o processo ainda mais eficiente e seguro, garantindo o menor atrito possível para os clientes, atrelado a um chargeback sob controle”, afirma.
Segundo ele, o primeiro lugar no Prêmio Inovativos, além de ser um reconhecimento valioso de organizadores respeitados, reforça que a empresa está no caminho certo na busca por um checkout eficiente, seguro e com o mínimo de fricção para os clientes. “É uma validação do trabalho e dedicação de toda a equipe”, conclui.