O segmento de produtos consignados da categoria OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) apresentou um aumento de 10,5% nos três primeiros meses deste ano no Brasil, segundo dados do Boletim Econômico da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS).
Diante desse crescimento, aumentam também as demandas por entrega e estoque desses produtos que, de acordo com o Instituto de Estudos em Saúde Suplementar (IESS), representam mais de 30% dos custos de uma operadora de plano de saúde, sendo uma das principais causas dos altos gastos assistenciais na saúde suplementar brasileira.
Buscando melhorar a gestão da venda e entrega desses produtos, que possuem alto valor agregado, para seus clientes, o Grupo Elfa, fornecedor de soluções e serviços logísticos para o setor de saúde, implementou um sistema de rastreamento por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês). Com esse projeto, a empresa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Inovativos, na categoria Otimizações Logísticas e Gestão de Estoque.
De acordo com Munir Alghdpane Vedovato, head de E-commerce e Produtos Digitais do Grupo Elfa, o sistema de rastreamento por RFID foi desenvolvido para solucionar uma série de “dores” mapeadas pela empresa. Entre elas estavam: falta de visibilidade de estoque e vencimento de produtos no hospital, ausência de visibilidade em tempo real das vendas, dificuldade no reconhecimento de consumo e falta de dados precisos para tomadas de decisão tática.
“Tínhamos pouca visibilidade dos produtos consignados internamente nos nossos clientes e enfrentávamos um tempo de faturamento relativamente alto após o produto ser utilizado em cirurgia, o que gerava grande impacto no fluxo de caixa da empresa. Após essa análise, identificamos oportunidades de melhoria e ganhos operacionais nas etapas do processo end to end”, revela Vedovato.
Para chegar à solução final, a empresa precisou trabalhar intensamente. Segundo Vedovato, foram realizadas várias provas de conceito para identificar a resposta ideal, além de mapeamento de processos, alinhamento com o negócio, aplicação de metodologia ágil no desenvolvimento do produto e acompanhamento por um Project Management Office (PMO).
O primeiro cliente a receber o projeto foi um hospital, conforme informa Vedovato. Ele foi implementado no modelo Minimum Viable Product (MVP), ou Produto Mínimo Viável, que consiste em construir a versão mais simples e enxuta de um produto, utilizando o mínimo de recursos necessário para entregar a principal proposta de valor da ideia. Segundo o executivo, os resultados obtidos com o sistema, baseado em RFID e antenas de Internet of Things (IoT) com chip 5G, foram impactantes.
Resultados
Com o uso da tecnologia RFID e antenas IoT com chip 5G, os resultados foram impactantes. Houve uma melhora significativa da eficiência operacional em 23%, além do alinhamento às metas de sustentabilidade ESG do Grupo Elfa, com a redução de 80% nos deslocamentos antes necessários para checagens de estoque, contribuindo para a diminuição das emissões de carbono. O projeto também resultou na otimização do ciclo de receitas, na redução de 95% dos desperdícios e na rastreabilidade com visão do sell-out.
Além disso, passou a ser possível acessar informações em tempo real sobre a entrada e saída de estoque dos produtos ELFA, o que promoveu maior clareza sobre o reconhecimento de consumo, fidelização de clientes e melhoria no atendimento ao cliente. Outro impacto significativo foi a visão em tempo real do estoque, em quantidade e valor, e a redução do tempo para conferência e conciliação, que antes levava até cinco dias e agora é realizada em apenas duas horas.
“Houve melhora significativa da eficiência operacional, otimização no ciclo de receitas, fidelização de clientes, visibilidade e rastreabilidade dos produtos comercializados em consignação nas praças de São Paulo, Distrito Federal e Goiás. Além disso, foram milhões de reais movimentados na plataforma, informações em tempo real sobre entrada e saída de estoque dos produtos Elfa, maior clareza sobre o reconhecimento de consumo e visão em tempo real de estoque em quantidade e valor, possibilitando dados mais assertivos para a gestão de demanda”, afirma.
Resultados
Por meio do uso da tecnologia RFID e antenas com IOT com chip 5G, os resultados obtidos foram: Melhora de 23% da eficiência operacional; Redução de 80% nos deslocamentos antes necessários para checagens de estoque, o que vai de encontro às metas de sustentabilidade e ESG do Grupo Elfa, contribuindo para a redução de emissões de carbono, otimização no ciclo de receitas; redução de 95% dos desperdícios; rastreabilidade e visão do sell-out; Informação em tempo real sobre entrada e saída de estoque dos produtos ELFA, além de visibilidade do estoque, em relação a quantidade e valor; melhoria no atendimento e fidelização de clientes; maior clareza sobre o reconhecimento de consumo; redução no tempo de conferência e conciliação, o que levava até cinco dias diminuiu para duas horas.
O projeto contou com a parceria da FCAMARA, que forneceu os periféricos de RFID e apoiou a implementação do sistema. Para o futuro, segundo Vedovato, o objetivo é adicionar ao sistema novas funcionalidades, com maior foco em minimizar perdas e aumentar a eficiência operacional.
Para o executivo, o reconhecimento do Prêmio Inovativos consolidou a imagem do Grupo Elfa como uma empresa que investe em inovação. “A partir desses investimentos, a competitividade, produtividade e adaptabilidade nos permitirão estar aptos às novas demandas e oportunidades do segmento em que atuamos”, conclui Vedovato.