Grupo EP: plataforma agiliza monitoramento de estações de tratamento

Com operações manuais nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) e Estações de Tratamento de Água (ETAs), o Grupo EP enfrentava desafios causados pelo modelo de operação, resultando em baixa confiabilidade de dados e frequentes erros operacionais. Além disso, havia uma grande lacuna temporal entre a ocorrência de problemas e o conhecimento por parte dos gestores ou engenheiros responsáveis.

Para solucionar esses problemas, foi implementada uma plataforma inovadora baseada em QR Codes. Em linhas gerais, a solução possibilita o monitoramento das estações em tempo real, onde os operadores podem inserir registros e imagens da operação, permitindo que todos os colaboradores envolvidos acompanhem o andamento das atividades.

O grupo registrou resultados positivos com a nova operação tecnológica. O tempo de reporte de ocorrências foi reduzido para minutos após a identificação, em comparação com os 45 dias que algumas situações demandavam anteriormente. Além disso, o acompanhamento dos indicadores possibilitou ações mais ágeis e precisas para remediar desvios, enquanto o controle operacional foi significativamente reforçado por parte dos gestores.

A plataforma e seu uso garantiram à empresa o posto de finalista no Prêmio Inovativos 2023.