Grupo Elfa: plataforma com IA revoluciona cotações na área da saúde

O Grupo Elfa, um conglomerado composto por mais de 20 empresas, conta com uma ampla base de clientes, atendendo a mais de 7 mil hospitais e 100 mil clínicas. Essa extensa rede de clientes demandava uma gestão eficiente das cotações de produtos, o que representava um desafio considerável.

Em parceria com a AWS e Totvs, a empresa concebeu uma plataforma alimentada por inteligência artificial, especificamente algoritmos de machine learning com processamento de linguagem natural (NLP). Essa plataforma foi projetada para simplificar o processo de cotação, permitindo respostas automáticas e ágeis, com base em relações previamente estabelecidas entre os produtos do cliente e os da empresa.

A implementação dessa solução não foi simples. Inicialmente, foi necessário realizar uma fase abrangente de identificação de necessidades dos clientes, conduzindo pesquisas de mercado para entender as demandas e os desafios enfrentados pelos hospitais e clínicas. Paralelamente, a jornada do vendedor foi mapeada minuciosamente, desde o recebimento até a confirmação das cotações, com o objetivo de otimizar cada etapa do processo.

A equipe responsável pela implementação era diversificada, composta por um product owner, líder técnico, desenvolvedores, cientista de dados e usuários de negócio. Durante o desenvolvimento da plataforma, foram identificados diversos gaps que exigiram ajustes para garantir sua eficácia e performance ideais. Uma preocupação constante foi o tempo investido pelos vendedores no processo, a fim de minimizar atrasos e agilizar as respostas às cotações.

Herbert Ayres de Moura Macedo

Os resultados obtidos com a implementação dessa solução foram expressivos. “Houve um crescimento significativo na receita proveniente dos produtos relacionados à utilização da plataforma, com um aumento de mais de 70% em 2023 em comparação com o ano anterior. Além disso, aproximadamente 64% de todas as cotações foram realizadas por meio dessa plataforma. Destaca-se também o incremento exponencial no volume de itens respondidos pela solução, que cresceu aproximadamente 20 vezes ao longo de 2023”, afirmou Herbert Ayres de Moura Macedo, gerente corporativo de Digital, Front Office e Dados do Grupo Elfa.