A busca por maior eficiência energética está na pauta das empresas do setor industrial, não somente pela questão da sustentabilidade, mas também por representar um risco às finanças dos negócios. Isso porque companhias que apresentam baixo Fator de Potência (FP), ou seja, que possuem baixa eficiência energética, não perdem apenas em produção, mas também pagam valores maiores pela energia consumida e correm o risco de serem multadas pelas concessionárias de energia elétrica, de acordo com a Resolução Normativa Nº 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Com a urgência em manter as infraestruturas elétricas sempre monitoradas, a WEG criou a solução WEG SEE+, um software gratuito e multiplataforma para simulação da aplicação de motores elétricos de alta eficiência nos clientes, com foco na redução do consumo de energia elétrica na indústria. Com esse projeto, a companhia recebeu o primeiro lugar no Prêmio Inovativos, na categoria Excelência em Vendas.
Segundo Rodrigo Fumo, Diretor Superintendente da WEG Motores Industriais, o que motivou a criação da solução foi a necessidade de desenvolver uma ferramenta global e de fácil acesso, capaz de reunir o conhecimento em soluções de eficiência energética da empresa, considerando que as ferramentas existentes eram limitadas, fragmentadas e não atendiam às normas de EcoDesign. “Identificamos a oportunidade de unificar a expertise de pessoas e sistemas em uma única ferramenta, integrando os sistemas de engenharia e vendas e oferecendo uma solução completa e intuitiva para cálculo de economia de energia, redução de custos operacionais e emissões de carbono”, afirma.
Ainda de acordo com ele, os clientes da WEG enfrentavam grandes desafios para realizar análises de eficiência energética, já que as ferramentas disponíveis eram complexas, caras e, muitas vezes, não forneciam resultados precisos e rápidos. “Isso resultava em altos custos operacionais e dificuldades para calcular retornos de investimento e reduzir emissões de carbono de forma eficiente”, analisa Fumo.
Entre os diferenciais do software destacados por Fumo estão:
- Facilidade de uso;
- Análise completa de economia de energia elétrica;
- Cálculo de retorno de investimento;
- Redução de emissões de carbono e de custos operacionais.
Além disso, o software é global, multi-idioma e de fácil acesso, permitindo que usuários anônimos, a própria equipe da WEG ou seus parceiros possam utilizá-lo em qualquer lugar do mundo.
Todo o desenvolvimento da solução foi realizado internamente pela WEG, envolvendo especialistas em eficiência energética e TI da companhia, que trabalharam de maneira integrada.
Resultados
Desde o lançamento em maio de 2024, o WEG SEE+ mostrou resultados imediatos, proporcionando uma ferramenta integrada e eficiente. “Conseguimos alcançar um dos nossos objetivos: oferecer uma análise detalhada e precisa de economia de energia elétrica e retorno de investimento, o que tem sido fundamental para que os clientes WEG tomem decisões mais informadas e sustentáveis”, revela Fumo.
Atenta ao futuro, a WEG planeja expandir as funcionalidades do WEG SEE+, aumentando a capacidade de análise e integração com novos modelos de sensores e sistemas de monitoramento. A empresa também pretende incorporar tecnologias avançadas para aprimorar a precisão e eficiência da ferramenta. Para Fumo, a conquista do Prêmio Inovativos representa um reconhecimento significativo da estratégia de inovação e do compromisso contínuo da WEG com a transformação digital no setor industrial.
“Este prêmio destaca o nosso esforço na implementação de tecnologias que impulsionam a digitalização e a eficiência industrial. Além disso, essa conquista reforça a posição da WEG como uma referência em inovação no mercado, reconhecendo os nossos esforços para desenvolver soluções tecnológicas para nossos clientes e destacando nosso papel como líder e protagonista na transformação digital da indústria brasileira”, conclui.