Dexco: missões espaciais inspiram solução tecnológica de operações florestais

A Dexco identificou problemas significativos em suas operações devido à dispersão das atividades em áreas remotas e à falta de cobertura de comunicação. Isso resultava em ineficiências operacionais, altos custos e potenciais riscos à segurança dos trabalhadores. Em resposta a esses desafios, foi desenvolvido o Projeto Houston, que garantiu à empresa a posição de finalista no Prêmio Inovativos 2023.

O Projeto Houston da Dexco consiste na implementação de uma sala de controle de operações florestais, inspirada nas torres de controle de missões espaciais e da aviação. Essa sala é abastecida com informações provenientes de tecnologias de telemetria e sensoriamento dos equipamentos e atividades operacionais, que se comunicam via satélite, o que garante o envio contínuo de dados 24 horas por dia, independentemente da cobertura de sinal móvel.

Os resultados preliminares do projeto após um ano de implementação indicam um aumento de eficiência operacional de 6%. Estima-se que, em cinco anos, o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto atinja R$ 33,6 milhões, considerando melhorias na eficiência e otimização do consumo de insumos e combustível. Destacam-se também os benefícios intangíveis, como a confiabilidade dos dados gerados de forma automatizada, a rapidez no acesso às informações e a capacidade de antecipar falhas e agir de forma proativa.