Conecta gov.br busca facilitar a vida do cidadão

Simplificar o serviço público para o cidadão. Essa é uma das principais características do case “Facilitando a vida do cidadão com o programa Conecta gov.br”, vencedor do Prêmio Inovativos na categoria Cidadania e Impacto Social.

O programa promove a troca automática e segura de informações entre os sistemas do governo federal. Além de simplificar os serviços, a integração de dados promovida pelo Conecta gov.br desonera o cidadão, reduz fraudes e traz segurança e economia de recursos.

Feito em parceria com Dataprev e Serpro, o Conecta gov.br foi desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. De 2020 para cá, o programa já atingiu 958 serviços integrados, representando uma economia em torno de R$ 3 bilhões.

A plataforma do Conecta gov.br já realizou 680,3 milhões de transações, 950 serviços públicos com obtenção automática de informação. Além disso, 92 unidades já aderiram ao programa.

Benefícios

Com essa solução digital, o cidadão não precisa preencher formulários, emitir certidões, fazer uploads de documentos e peregrinar entre órgãos para apresentar comprovantes exigidos para a prestação de um serviço público. Isso acontece já que os sistemas do governo conversam entre si e obtém as informações de maneira automática, sem precisar solicitá-las ao cidadão.

A vantagem também é para a Administração Pública, que deixa de conferir manualmente as informações apresentadas pelo cidadão. O resultado é um atendimento mais rápido e seguro, diminuindo a incidência de erros e fraudes e, consequentemente, economia aos cofres públicos.