ARI, a inteligência artificial do Banco do Brasil que ajuda as PMEs a cuidar do negócio

As micro e pequenas empresas (MPEs) representam 70% dos empregos formais e 30% do PIB brasileiro, sendo a espinha dorsal da economia. Apesar de sua relevância, essas empresas enfrentam desafios recorrentes, como dificuldades na gestão financeira e de marketing, na conquista e retenção de clientes, no acesso a crédito e na administração de funcionários. Para o Banco do Brasil, que atende um terço desse segmento, a necessidade de apoiar essas empresas tornou-se estratégica para fortalecer tanto a economia quanto o relacionamento com esse público.

Desafio: criar a confiança

Criar uma solução inovadora e pragmática que respondesse às necessidades mais urgentes das MPEs, utilizando inteligência de mercado para oferecer suporte direcionado. Além disso, garantir que essa inovação fosse estável e de baixo risco, preservando a continuidade operacional e a confiança das empresas no Banco do Brasil.

E surge a ARI

Em 2024, o Banco do Brasil lançou a ARI, uma solução pioneira baseada em inteligência artificial generativa. A ARI foi desenvolvida para oferecer recomendações financeiras automatizadas e personalizadas, utilizando os dados de mais de 3,1 milhões de clientes MPEs. Por meio de análises de perfil, transações, fluxo de caixa, sazonalidades e outras métricas financeiras, a ferramenta gera insights e orientações específicas para o momento de cada negócio, ajudando os empreendedores a tomarem decisões mais assertivas.

A ARI proporcionou um salto na forma como o Banco do Brasil apoia as MPEs, contribuindo para a melhoria da gestão financeira, a superação de desafios operacionais e a geração de novos negócios. A solução fortaleceu o relacionamento com os clientes e consolidou o BB como um parceiro estratégico para o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas no Brasil.

Em números, a ARI criou mais de 35 insights e já entregou mais de 300 mil recomendações para quase 35 mil micro e pequenas empresas clientes do Banco do Brasil desde a sua implantação. É uma informação que realmente está auxiliando as PMEs.