A transformação dos funcionários da CBA para o mundo digital

A rápida evolução digital e a crescente importância de IA e Dados apresentaram um grande desafio para a CBA. Em 2023, apenas 38% dos empregados consideram-se preparados para lidar com essas tecnologias. Além disso, os métodos tradicionais de aprendizado mostraram-se ineficientes, limitando a interação, a personalização e a aplicação prática do conhecimento.

Desafio da transformação digital

Desenvolver competências digitais e criar uma cultura de aprendizado contínuo que permita à CBA acompanhar a transformação digital global, garantindo a estabilidade das operações e a geração ágil de valor.

A CBA substituiu métodos tradicionais por comunidades de aprendizagem, uma inovação social focada em personalização, envolvimento ativo e aprendizado prático. Dessa forma, surgiu:

  • Hub de aprendizagem: estruturado em 13 pontos de interação, divididos em eixos de conteúdo e comunidade.
  • Segmentação de públicos:
    • Liderança: sessões inspiracionais e planos de ação.
    • Especialistas (Decodificadores): criação de conteúdos e aprimoramento de competências.
    • Iniciantes digitais: letramento e aculturamento em dados.
  • Metodologia de incentivo: 5% da remuneração variável atrelada ao cumprimento de atividades e aplicações em IA e Dados.

Mais de 2 mil pessoas impactadas

As comunidades de aprendizagem impactaram mais de 2.000 pessoas, com um total de 24.000 horas dedicadas à qualificação em IA e Dados. Resultados específicos incluem:

  • 2.731 membros na comunidade (meta de 3.000).
  • 700 publicações de Sparks (meta de 750).
  • 560 participantes em Labs e 2.996 participantes em Meetups.
  • 19 projetos de BI priorizados e desenvolvidos pela própria comunidade.
  • Realização de 24 horas de benchmarks em instituições como Japan House e Cubo Itaú.

A iniciativa reforçou o compromisso da CBA em enfrentar os desafios futuros, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e fortalecimento das competências digitais.