A rápida evolução digital e a crescente importância de IA e Dados apresentaram um grande desafio para a CBA. Em 2023, apenas 38% dos empregados consideram-se preparados para lidar com essas tecnologias. Além disso, os métodos tradicionais de aprendizado mostraram-se ineficientes, limitando a interação, a personalização e a aplicação prática do conhecimento.
Desafio da transformação digital
Desenvolver competências digitais e criar uma cultura de aprendizado contínuo que permita à CBA acompanhar a transformação digital global, garantindo a estabilidade das operações e a geração ágil de valor.
A CBA substituiu métodos tradicionais por comunidades de aprendizagem, uma inovação social focada em personalização, envolvimento ativo e aprendizado prático. Dessa forma, surgiu:
- Hub de aprendizagem: estruturado em 13 pontos de interação, divididos em eixos de conteúdo e comunidade.
- Segmentação de públicos:
- Liderança: sessões inspiracionais e planos de ação.
- Especialistas (Decodificadores): criação de conteúdos e aprimoramento de competências.
- Iniciantes digitais: letramento e aculturamento em dados.
- Metodologia de incentivo: 5% da remuneração variável atrelada ao cumprimento de atividades e aplicações em IA e Dados.
Mais de 2 mil pessoas impactadas
As comunidades de aprendizagem impactaram mais de 2.000 pessoas, com um total de 24.000 horas dedicadas à qualificação em IA e Dados. Resultados específicos incluem:
- 2.731 membros na comunidade (meta de 3.000).
- 700 publicações de Sparks (meta de 750).
- 560 participantes em Labs e 2.996 participantes em Meetups.
- 19 projetos de BI priorizados e desenvolvidos pela própria comunidade.
- Realização de 24 horas de benchmarks em instituições como Japan House e Cubo Itaú.
A iniciativa reforçou o compromisso da CBA em enfrentar os desafios futuros, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e fortalecimento das competências digitais.