B3GPT: A Revolução da Inteligência Artificial na B3

A B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, deu um passo inovador ao criar o Programa de Inteligência Artificial, que visa impulsionar o uso de IA em todas as áreas da companhia. A iniciativa, que utiliza tanto IA tradicional (Machine Learning) quanto IA Generativa (GenIA), tem como objetivo não apenas aumentar a produtividade, mas também tornar a B3 uma referência no setor, utilizando tecnologias de ponta com segurança e boas práticas.

Segundo Paula Abrahão, head de Inteligência Artificial da B3, com o lançamento do ChatGPT, a necessidade de segurança e controle interno tornou-se uma prioridade na B3. Surgiu, então, a ideia de desenvolver uma instância própria de IA, batizada de B3GPT, criada em um ambiente controlado, garantindo total segurança das informações e dados. “A “dor” que deu origem ao case era a urgência em incorporar as vantagens da IA Generativa sem comprometer a segurança corporativa e ao mesmo tempo, capacitar os colaboradores a serem mais produtivos e inovadores”, afirma.

Com esse projeto, a B3 foi uma das finalistas do Prêmio Inovativos, na categoria Produtividade Corporativa.



O Desenvolvimento do B3GPT

A plataforma B3GPT foi projetada pelo time de IA da B3 para transformar o dia a dia dos colaboradores. Ela oferece um conjunto de ferramentas baseadas em IA, como:

  • AskPDF: Resumo de mensagens importantes em documentos extensos e respostas a perguntas sobre os arquivos.
  • CodeGPT: Criação de códigos de programação para facilitar o trabalho dos desenvolvedores.
  • CloudIA: Conversação em linguagem natural com dados internos da B3, extraídos de documentos corporativos.
  • Escrita de Histórias: Apoio aos Product Owners (POs) na escrita de histórias a partir de transcrições de reuniões de requisitos.

De acordo com Paula, a implementação foi realizada internamente, com o uso da API da OpenAI via Azure da Microsoft, garantindo um ambiente seguro e adaptado às demandas específicas da B3.



Primeiros Resultados e Adaptação

O lançamento demonstrou rapidamente sua relevância para a companhia. “Desde o início, a ferramenta trouxe segurança para o uso de IA Generativa e registrou um crescimento impressionante na adoção. De 15 mil requisições mensais no início, o número ultrapassou 100 mil em agosto de 2024”, aponta Paula.

Para ela, essa expansão reflete a confiança e o interesse dos colaboradores na ferramenta, que tem sido ajustada e ampliada de acordo com os feedbacks recebidos.



Resultados e Impacto

Ainda segundo a executiva, a plataforma já trouxe resultados significativos. “Até o momento, o B3GPT economizou mais de 31,2 mil horas de trabalho, o equivalente a R$ 5,2 milhões em recursos poupados”, detalha.

Entre as aplicações mais relevantes do B3GPT, estão:

  • Extração de indicadores ESG para relatórios;
  • Tradução e sumarização de documentos;
  • Pesquisas e interações no chat do B3GPT.

Essas funções otimizam atividades essenciais e fortalecem a eficiência da empresa em várias frentes.

O próximo passo para a plataforma é expandir suas funcionalidades e se consolidar como um habilitador de novos produtos e serviços com IA na B3. A evolução contínua permitirá que a empresa amplie sua liderança em tecnologia e inovação no mercado financeiro.



Reconhecimento pelo Prêmio Inovativos

Para Paula Abrahão, ser finalista do Prêmio Inovativos é motivo de orgulho para a B3, pois ressalta a importância da governança de IA no ambiente corporativo. “O reconhecimento destaca o nosso compromisso com a segurança, a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta”, afirma a head de IA, que finaliza, “O prêmio reafirma que a B3 está à frente das tendências do setor, fortalecendo sua posição como uma infraestrutura essencial para o mercado financeiro”.