Globo: transformando o desenvolvimento e aprendizagem em um pilar estratégico

As iniciativas de Desenvolvimento e Aprendizagem (D&A) na emissora Globo, a maior rede de televisão do país, enfrentavam desafios significativos. O principal problema era a falta de alinhamento entre essas iniciativas e a estratégia do negócio. Além disso, os líderes não desempenhavam um papel ativo na promoção da cultura de aprendizagem, e os colaboradores, sobrecarregados, encontravam dificuldade para dedicar tempo ao próprio desenvolvimento. 

Esse cenário, segundo Adriana Reis, coordenadora de Desenvolvimento e Aprendizagem na Globo, era marcado por uma abordagem desconectada das necessidades organizacionais e por uma falta de personalização nas ofertas de aprendizagem.

Pensando em como resolver essa questão, e aprimorar o desenvolvimento profissional e pessoal da sua equipe, a empresa traçou como objetivo alinhar as ações de D&A à estratégia interna e criar um ambiente que promovesse o desenvolvimento contínuo. Com esse projeto, a Globo foi finalista do Prêmio Inovativos 2024, na categoria Capacitação Digital



De acordo com Adriana, o processo envolveu as seguintes etapas: 

  1. Diagnóstico e Tendências: Análise do cenário atual e identificação das melhores práticas do mercado.
  2. Construção da Estratégia: Desenvolvimento de uma abordagem integrada que incluísse competências centrais, um ecossistema robusto de aprendizagem e direcionadores estratégicos.
  3. Cocriação com Agilidade: Envolvimento de líderes e colaboradores para cocriar soluções.
  4. Sustentação da Estratégia: Estabelecimento de um modelo operacional e um roadmap de iniciativas para garantir a longevidade do projeto.

Ainda de acordo com a coordenadora de D&A, a implementação contou com parcerias internas e externas. “A consultoria Accenture foi um dos parceiros estratégicos, enquanto os líderes e especialistas de D&A da Globo desempenharam papéis fundamentais na construção e disseminação da nova cultura de aprendizagem”, afirma.



Maturação da ideia

A nova estratégia de D&A passou por um período de amadurecimento. Para assegurar o sucesso, a Globo adotou uma abordagem iterativa:

  • Pilotos e Testes: Realização de projetos piloto para avaliar o impacto das iniciativas.
  • Feedback Contínuo: Coleta de percepções dos participantes para ajustes.
  • Melhorias Contínuas: Adaptação das metodologias e conteúdos com base no feedback obtido, garantindo maior relevância e eficácia.



Resultados

A nova estratégia trouxe avanços significativos:

  • Maior Alinhamento Estratégico: As iniciativas de D&A estão mais conectadas aos objetivos organizacionais.
  • Engajamento da Liderança: Líderes mais ativos na promoção da aprendizagem.
  • Ambiente de Aprendizagem Valorizado: Colaboradores engajados no próprio desenvolvimento.
  • Indicadores de Sucesso: Métricas como taxa de ativação na nova plataforma de treinamentos, início e conclusão de cursos, alcance dos programas e um NPS (Net Promoter Score) elevado confirmam a eficácia da iniciativa.

Além disso, destaca Adriana, o evento de lançamento do novo ecossistema de Desenvolvimento e Aprendizagem da Globo alcançou 3.248 pessoas, cerca de 25% da organização. “Também obtivemos um alcance de 53% nas ativações de contas na nova plataforma de conteúdo, cerca de 60% de taxa de início e 65% de taxa de conclusão de curso. Tudo isso em apenas três meses, onde a meta do fornecedor da plataforma era de 25% em 6 meses, o que nos tornou um case de mercado”, explica.

Ainda segundo ela, a Globo está democratizando o aprendizado para cerca de 13 mil colaboradores, por meio do conceito ‘digital first’ tornando a aprendizagem em um processo escalável, ao entregar uma solução que possibilita protagonismo e autonomia para o desenvolvimento das pessoas com base em competências core alinhadas a estratégia de negócio da Globo: liderança, contadores de histórias, visão de negócio e futuro, fluência digital, dados e cliente no centro.



Futuro

A Globo planeja continuar inovando em D&A, com foco em:

  • Inovação Contínua: Implementar novas tecnologias, como inteligência artificial, para personalizar experiências de aprendizagem.
  • Personalização Aprofundada: Alinhar as ofertas de aprendizagem às necessidades individuais dos colaboradores.
  • Expansão do Ecossistema: Estabelecer parcerias e oportunidades que ampliem o impacto da estratégia.



Prêmio Inovativos

Para Adriana, receber o reconhecimento do Prêmio Inovativos reforça o compromisso da Globo com a inovação e o desenvolvimento de pessoas. “Este prêmio valida os esforços da empresa em criar uma cultura de aprendizagem contínua, motiva os colaboradores a se engajarem e destaca a importância estratégica de investir no potencial humano”, que celebra, e finaliza, “A conquista reflete a força da Globo em transformar desafios em oportunidades e fortalecer sua posição como referência em gestão de talentos e inovação no mercado”.