Banco Carrefour e o inovador programa de alfabetização de dados

Tomada ineficaz de decisões, perda de oportunidades, ineficiência operacional, falta de inovação, baixa qualidade de decisões estratégicas e desconfiança nos dados são alguns dos impactos negativos causados pela baixa alfabetização em dados. Pensando em reduzir esses problemas, o Banco Carrefour implementou o “PAD – Programa de Alfabetização de Dados”, case vencedor do Prêmio Inovativos 2023 na categoria Talentos & Experiência do Colaborador.

O trabalho foi feito em parceria com a iMaps – Data School, consultoria especializada no tema de alfabetização em dados. Internamente, houve apoio das equipes de Inovação e de RH – Escola de Negócios. “Investimos em treinamento e desenvolvimento para aprimorar a alfabetização dos colaboradores, visando atenuar os impactos decorrentes da baixa alfabetização e fomentar uma cultura mais eficaz e bem informada em relação aos dados”, conta Nancy Vieira, analista de Cultura de Dados no Banco Carrefour.

Nancy Vieira, banco Carrefour

O bom resultado pôde ser visto na aplicação de assessment de dados com os colaboradores como foco no aprimoramento no uso de dados para a tomada de decisão. “Na avaliação antes do treinamento, o score médio inicial foi de 44% nas áreas de prontidão pessoal e nos quatro pilares do data literacy: Leitura, Trabalho, Análise e Comunicação com dados. Após a conclusão das aulas do programa, o mesmo score médio foi para 85% (ou um crescimento de 41 pontos percentuais). Além, claro, do desempenho individual de cada colaborador durante as provas e atividades do programa”, destaca Nancy.

“Desenvolvemos um programa que é uma grande oportunidade para todos que desejam se desenvolver na ‘mentalidade orientada a dados’ que é tão difundida e falada no mundo corporativo atualmente. Uma oportunidade imperdível para todos que desejam alavancar seus conhecimentos e carreira, afinal, a ‘capacidade analítica’ é uma das principais habilidades para o futuro”, afirma a analista do Banco Carrefour.