Algoritmo para logística na zona rural: inovação da DSM

A DSM foi uma das empresas ganhadoras do Prêmio Inovativos 2023, realizado no encerramento do Innovation Xperience Conference no dia 8 de novembro na capital paulista. O case “Planejador de distribuição de última milha em zona rural” venceu na categoria Eficiência Operacional e Logística Inteligente.

Para otimizar o planejamento de distribuição de última milha em zona rural, a empresa criou um algoritmo. “Atualmente, temos uma malha com 10 Centros de Distribuição (CDs) utilizando a ferramenta para o planejamento de distribuição aos clientes. Na comparação entre viagens planejadas e com a nossa aplicação, temos uma “Real x Tonelada” 13% mais barata. Não só isso, os planos gerados garantem melhor atendimento FIFO dos pedidos, melhor ocupação de veículos, menor utilização de frota, maior taxa de ocupação e menor pegada de carbono ao meio ambiente”, explica Gustavo de Abreu Rodrigues, Global Supply Chain Network Design Team da DSM.

Além disso, destaca a empresa, há uma economia de 25 milhões/ ano em km/ano percorrido e CO2 total emitido.

Rodrigues explica que o problema envolvia muitos componentes como: decisão da melhor maneira de alocar estoque escasso aos pedidos; definição da composição de tipos de veículos a contratar do mercado; alocação dos pedidos atendidos aos veículos contratados; e definição dos seus itinerários.

“O planejamento deve também satisfazer restrições que são únicas ao cenário de zona rural e garantir que as decisões, apesar de tomadas em horizonte diário, reflitam em eficiência de custo de longo prazo, mantendo alto nível de serviço e garantindo exequibilidade das rotas”, acrescenta o especialista.