
A VLI enfrentava um desafio único no setor de logística de graneis. Após uma ampla pesquisa de mercado, constatou-se que os softwares disponíveis atendiam apenas ao planejamento de embarque e desembarque de contêineres, sem soluções específicas para cargas a granel. Essa lacuna prejudicava a eficiência operacional e o aproveitamento dos recursos nos terminais portuários.
Embarque e desembarque
A tarefa era clara, mas desafiadora: desenvolver uma solução inovadora que não apenas criasse planos otimizados de embarque e desembarque para cargas a granel, mas que também respeitasse a estabilidade e os limites estruturais dos navios, enquanto maximizasse o desempenho operacional.
Para superar essa barreira, a VLI criou o Speed, um software exclusivo para o planejamento logístico de graneis. O desenvolvimento utilizou metodologias Ágeis, como Lean Inception, Scrum e ADKAR, promovendo colaboração entre equipes e capitães de navios.

“Com a decisão de desenvolver uma solução inovadora para gerar planos de carga e descarga otimizados, passaríamos a ter o protagonismo na definição do plano, garantindo maior performance operacional, por meio do uso simultâneo de equipamentos, com a redução das paradas para troca de porão, além de aprimorar as operações de lastro e deslastro. Tudo isso seguindo as premissas de segurança e estabilidade estrutural do navio. Para a implementação da solução, foram chamados cientistas de dados, matemáticos e engenheiros navais para que se aprofundassem no contexto do negócio, garantindo uma compreensão sólida dos dados analisados.”, afirma Luciano Gonçalves Pereira, gerente de transformação digital de portos e terminais da VLI.
O Speed elabora planos de carregamento e descarregamento otimizados, prevendo impactos operacionais e aumentando a simultaneidade de equipamentos. Seus algoritmos garantem maior eficiência, reduzindo o tempo necessário para as operações portuárias, além de alcançar alta aceitação pelos capitães das embarcações.
2 navios a mais por ano
Com a implementação do Speed, a VLI tornou-se pioneira no planejamento otimizado de graneis. O impacto foi expressivo:
- Redução de 1,8 hora por navio no tempo de operação.
- Em um terminal que opera 8 navios de 70 mil toneladas por mês, isso representou 14,4 horas mensais e 172,8 horas anuais, permitindo operar dois navios a mais por ano.
- O software eliminou perdas de performance nos terminais e melhorou a interação entre equipes e capitães.
- No primeiro ano, a iniciativa gerou ganhos financeiros de R$ 2,90 milhões, com um investimento inicial de apenas R$ 0,34 milhão, comprovando sua alta rentabilidade.
“Além disso, a ferramenta gerou um aumento na taxa comercial em até 2%. A taxa comercial é um indicador de performance crucial que mede o volume médio carregado durante toda a estadia do navio no porto. Esses avanços foram alcançados ao mesmo tempo em que se promoveu uma redução nos custos operacionais, demonstrando a eficácia da solução Speed em otimizar processos operacionais e melhorar a rentabilidade das operações portuárias.”, conclui Luciano.
