Há três anos ocupando a vaga de CMO e Country Manager da RecargaPay, Renato Camargo compartilhou com o Portal INOVATIVOS um pouco sobre sua experiência profissional, as razões que o fez migrar para o mundo digital, os desafios e as habilidades necessárias para se destacar em um universo tão dinâmico. “Em um mercado em que a velocidade dá o tom das coisas, conhecer as pessoas e saber a quem recorrer pode te aproximar do sucesso no trabalho nessas empresas”. Confira o bate-papo na íntegra.
INOVATIVOS (IN) Fale brevemente sobre sua experiência profissional.
Durante a primeira parte da minha carreira estive envolvido com a indústria de turismo, sempre em posições de marketing. Aprendi ali a importância de conectar pessoas e amarrar pontas para que os projetos possam sair do papel, sempre ouvindo atentamente o que os clientes nos diziam. Depois passei por um tempo no Varejo, que foi quando entrei em contato mais profundamente com tecnologias e transformação digital de uma companhia. Há três anos venho ocupando a vaga de CMO e Country Manager na RecargaPay – uma empresa que admiro pela inovação, pelo desenvolvimento tecnológico que permite oferecermos o maior ecossistema de pagamentos móveis e serviços financeiros digitais do Brasil e pela diversidade.
RENATO CAMARGO (RC) Quais foram as principais razões que o levou para esse novo desafio?
Encontrei um clima que incentiva a inovação, a responsabilidade e a criatividade
IN – Se pudesse destacar as principais diferenças entre esses “dois mundos”, quais seriam? E as semelhanças?
RC Uma das principais diferenças é a velocidade em que as coisas acontecem. O tempo entre a concepção de uma ideia e a sua implementação é menor nas empresas da nova economia. Também sinto diferença na estrutura de trabalho horizontal: na RecargaPay todos os colaboradores interagem entre si, desde o C-Level até estagiários e assistentes. Os grupos de trabalho contam com integrantes de diferentes departamentos, o que costuma promover uma reflexão positiva sobre tudo o que fazemos.
IN – Muito se fala que as empresas digitais têm um ambiente mais ágil, dinâmico. Quais são os principais desafios ao chegar num mercado com essas características?
Em uma equipe enxuta, conseguimos tomar decisões que impactam o negócio de maneira mais veloz
IN – O que os profissionais precisam fazer para se destacar? Que habilidades você julga essenciais?
RC O desafio é desenvolver a iniciativa como uma habilidade pessoal. Muitas das empresas digitais, inseridas na nova economia, esperam que seus colaboradores possam identificar problemas ou oportunidades de melhoria e agir em cima disso. Saber conversar e construir pontes com pessoas também é essencial, pois em um mercado em que a velocidade dá o tom das coisas, conhecer as pessoas e saber a quem recorrer pode te aproximar do sucesso no trabalho nessas empresas.
IN – Espaço livre, algo a acrescentar?
RC Sim! Estamos contratando. Para os profissionais que se identificaram com um pouco do que falei, são mais de 40 vagas abertas para os escritórios no Brasil, Argentina e Miami, que podem ser verificadas pelo site: https://recargapay.com.br/carreiras.