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Com mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia B2B – atuando em empresas como SAP, SAS e Citrix – Simone Bervig chega ao Grupo MakeOne com um desafio empolgante: repensar a arquitetura de marcas e posicionamento de um grupo que já tem seu DNA associado à inovação e à experiência do cliente.
Em um cenário onde tecnologias como IA, segurança digital e analytics ganham cada vez mais espaço, a nova diretora de marketing da empresa se propõe a conectar todas essas frentes com uma visão integrada e de futuro. Formada em publicidade em publicidade e propaganda pela PUC do Rio Grande do Sul e com MBA na ESPM, além de colunista no MIT Business Review, ela concedeu a seguinte entrevista para a Inovativos.

Inovativos – Simone, você pode se apresentar para o nosso público?
Simone Bervig – Eu sou Simone Bervig, diretora de marketing no Grupo MakeOne e sou responsável por toda a área de branding, marketing e growth. Também tô entrando com esse super desafio de trabalhar todo o posicionamento e arquitetura de marcas do grupo, que inclui cinco empresas.
Inovativos – E qual é a sua formação e trajetória até aqui?
Simone Bervig – Sou formada em Publicidade e Propaganda pela PUC do Rio Grande do Sul, tenho várias especializações — em marketing pela ESPM e também um curso executivo pela Harvard. Gosto muito de estudar, sou adepta do lifelong learning, então fiz outras especializações em Psicologia, Inteligência Artificial… Sou colunista colaboradora da MIT Technology Review sobre marketing e IA. Tenho mais de 15 anos no mercado de tecnologia B2B, em grandes empresas como SAP, SAS e Citrix, com experiências no Brasil, América Latina e Estados Unidos, onde, na minha última posição, liderava um pilar de GTM para duas unidades nos EUA, permeando todos os pilares de marketing, branding e comunicação.
Inovativos – A MakeOne tem um histórico muito ligado à experiência do cliente, com soluções em mobilidade, contact center e comunicação unificada. Ao assumir a área de marketing, quais são os seus principais desafios? A empresa pretende manter essa essência ou explorar novos caminhos?
Simone Bervig – Boa pergunta! Na realidade, eu entro justamente com esse desafio – e ainda não tenho a resposta definitiva. A gente está tendo várias rodadas de reuniões estratégicas para definir os novos rumos do grupo e da holding, trabalhando numa arquitetura de marcas e no posicionamento do portfólio de produtos da MakeOne e das demais empresas do grupo. Meu primeiro desafio é estruturar essa nova arquitetura — esse rebranding dentro da MakeOne.
Inovativos – Recentemente, vocês adquiriram uma startup de cibersegurança. Esse movimento abre espaço para novas frentes. Vocês vão mirar algum nicho ou público específico?
Simone Bervig – A gente está desenhando a estratégia de go-to-market neste momento. A ideia inicial é atuar em todos os níveis – seja enterprise, seja SMB (sigla em inglês para pequenas e médias empresas). Essa é a estratégia de GTM: ter capilaridade e também gerar cross-sell com as soluções do grupo.
Inovativos – Pensando em tecnologias, existe alguma que você acompanha com mais entusiasmo?
Simone Bervig – O ecossistema inteiro me fascina. Gosto de olhar para IA, para cybersecurity, para analytics… Não consigo separar. O importante é entender como tudo isso se conecta, como pode ser aplicado com inteligência. É isso que me encanta: o potencial de transformação do conjunto.
Inovativos – Na sua leitura, o mercado está mais receptivo à adoção de novas tecnologias? O que se destacou mais nos últimos tempos?
Simone Bervig – O ritmo está muito acelerado. O que era tendência em seis meses, hoje já tem updates. Vejo uma explosão na maturidade e adoção de ferramentas de transformação digital. Cybersecurity, por exemplo, é um tema muito quente e recorrente. Claro que isso depende do segmento do cliente, mas hoje você tem, por exemplo, ferramentas de chatbot e IA que vêm ajudando muito o varejo e o e-commerce. Cada negócio conecta com a tecnologia de um jeito, mas cybersecurity virou pauta obrigatória — com o volume de aplicações e dados, a segurança virou uma demanda essencial.”
Inovativos – E olhando para frente, o que você enxerga como tendência forte para os próximos anos?
Simone Bervig – Acredito que a inteligência artificial vai continuar evoluindo muito e nos ajudando em diferentes frentes. O desafio será sabermos usar essas ferramentas com maturidade, seja em processos de vendas, RH, marketing… MarTech já é uma realidade consolidada. Então, veremos um uso mais estratégico da IA, permeando diferentes áreas do negócio.