Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Airbnb em crise de meia-idade? A reinvenção de um gigante do turismo

Após anos consolidando sua marca no setor de hospedagens, Airbnb aposta em nova fase com serviços personalizados e experiências exclusivas para além da acomodação.

Nesta terça-feira (13), a Airbnb anunciou uma transformação significativa, expandindo seus serviços além do aluguel de acomodações para se tornar uma plataforma multifacetada de experiências e serviços locais. Essa mudança estratégica, liderada pelo CEO Brian Chesky, visa posicionar a empresa como um “superapp” no estilo Amazon, oferecendo desde chefs particulares até sessões de ioga e eventos com celebridades.

Os novos serviços estão disponíveis, inicialmente, em 260 cidades fora do Brasil. No entanto, o país já recebe as experiências originais Airbnb. A expectativa é de expansão gradual ao longo dos próximos meses.

A inspiração por trás da mudança

A motivação para essa reinvenção surgiu após Chesky se envolver na crise de liderança da OpenAI, em novembro de 2023.

Brian Chesky tem um relacionamento próximo com Sam Altaman, CEO da OpenAI, e o ajudou quando Altman foi brevemente afastado. A experiência de Chesky em lidar com desafios regulatórios e sua ampla compreensão do cenário empresarial foram valiosas para Altman. Foi justamente nesse período, durante o feriado de Ação de Graças, Chesky elaborou um manifesto de 10.000 palavras delineando uma nova visão para a empresa com base nas conversas com Altman.

O ponto central do manifesto, conforme apresentado no artigo, é a ideia de mudar a Airbnb de uma plataforma de hospedagens para uma plataforma de conexões humanas. Isso significa ampliar a atuação da empresa para incluir experiências personalizadas, eventos culturais e até serviços do dia a dia, como chefs e fotógrafos — mesmo quando o usuário não está viajando.

“Hotéis têm algo que nós não temos: pedir comida no quarto, academia, massagens e até spa. Mas, e se você puder ter todos esses serviços, e mais, ficando em um Airbnb?”, disse Chesky, durante um recente evento em Los Angeles.

Brian Chesky, da Airbnb

Expansão dos serviços

A nova categoria “Airbnb Services” permite que os usuários contratem profissionais locais, como chefs, fotógrafos e personal trainers, mesmo sem reservar uma acomodação. Além disso, a empresa lançou as “Airbnb Originals”, experiências exclusivas com celebridades, como a “Otaku Hottie Quest”, da rapper Megan Thee Stallion, que inclui atividades como cosplay e culinária japonesa.

Investimento e tecnologia

Para viabilizar essa expansão, a Airbnb investiu US$ 250 milhões na reformulação de seu aplicativo, incorporando inteligência artificial para personalizar recomendações e aprimorar a experiência do usuário. A empresa também fortaleceu seu sistema de verificação de identidade, buscando oferecer um nível de confiança comparável ao de documentos oficiais.

Desafios e perspectivas

Apesar do crescimento modesto de 5,1% nas ações em 2025, a Airbnb enfrenta desafios como a concorrência de hotéis tradicionais e mudanças no comportamento dos consumidores. No entanto, Chesky acredita que, ao oferecer experiências autênticas e personalizadas, a empresa pode estabelecer conexões emocionais com os usuários e redefinir seu papel no setor de viagens.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS